“Eu sou o pão da vida”
17 de abril de 2018Eu sou o pão vivo descido do céu
19 de abril de 2018Evangelho: João 6, 35-40
“Jesus respondeu:
— Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. Mas eu já disse que vocês não creem em mim, embora estejam me vendo. Todos aqueles que o Pai me dá virão a mim; e de modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim. Pois eu desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou e não para fazer a minha própria vontade. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum daqueles que o Pai me deu se perca, mas que eu ressuscite todos no último dia. Pois a vontade do meu Pai é que todos os que veem o Filho e creem nele tenham a vida eterna; e no último dia eu os ressuscitarei.”
Reflexão:
Na oração de hoje, peçamos ao Pai que aumente a nossa fé, para que descubramos a Sua vontade como vida e a busquemos de todo o coração.
Já cantava uma antiga música do Titãs: “Você tem fome de quê? Você tem sede de quê?” Percebo a minha fome e sede de cada momento? Quais são? De que são? O que ando buscando para saciá-las?
No trecho do Evangelho de hoje, Jesus diz: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.” Assim Ele se apresenta diante de mim hoje. Deixar-me interpelar. Colocar-me também, apresentando-lhe minha fome e sede, e a de meus irmãos. Questionar:
– Por que nem sempre é em Você que busco, Senhor, o pão da vida? Por que às vezes mendigo em porta de quem nem tem para me dar? Por que nem sempre é de Você que dou para o outro que bate à minha porta?
É duro o que Jesus nos responde: “eu já disse que vocês não creem em mim”. No entanto, deixar suas palavras entrarem. Ver como seria a nossa vida crendo de verdade e pedir essa graça. Pois Ele nos aponta a verdade, mas não nos rejeita. “Todos aqueles que o Pai me dá virão a mim; e de modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim.”
Ir a Jesus significa segui-lo. Ele, o Filho, é aquele que faz a vontade do Pai. Convida-nos, como filhos, a aprender a buscar e fazer essa vontade também, descobrindo-a como vida e fonte da vida, e não como algo pesado que às vezes pensamos ser. “Pois a vontade do meu Pai é que todos os que veem o Filho e creem nele tenham a vida eterna.”
Que o Espírito Santo nos ajude a viver como buscadores do verdadeiro Amor. E que seja ele nossa fonte para amar e o que ensinamos os demais a também buscarem.
Tania Pulier, esteticista da alma, membro da CVX Cardoner e da Família Missionária Verbum Dei