
“Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!”
29 de outubro de 2025
29 de outubro, 4ª feira da 30ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 13,31-35
Leitura: O que o texto diz?
Jesus afirma no evangelho que continuaria operando os milagres até chegar sua hora. Herodes o procurava porque Jesus era uma ameaça para ele; e assim, o mundo está cheio de Herodes querendo matar Cristo e seus seguidores. As ameaças acontecem em nosso cotidiano, seja no trabalho, na família ou qualquer lugar de convívio. Os que permanecem firmes, é porque tem fé, perseveram confiantes no Senhor.
Meditação: O que o texto me diz?
Certamente, o convite dos fariseus para que Jesus se retirasse estava repleto de uma entonação adquirida em embates anteriores. Contudo, o evangelho alerta ao nosso desejo natural de também convidar Jesus a se afastar de nós quando suas exigências aumentam ou quando sua Palavra começa a nos incomodar. É como se disséssemos: “Obrigado, Jesus, por tudo até aqui, mas agora você precisa ir embora, pois tenho outros compromissos a fazer”. Reflita se alguma vez você também quis que, mesmo disfarçadamente, Jesus se retirasse de perto de você, pois havia coisas mais importantes a serem feitas.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
-Peça ao Senhor que sua Palavra possa continuar o Seu trabalho em tua vida hoje, amanhã e depois de amanhã, até o dia em que plenamente poderá celebrar a beleza de tudo que és. Peça também ao Senhor pela paz nos corações ao invés do ódio e da violência.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Quão próximo tenho estado de Jesus? Eu o tenho tratado como um convidado de honra ou como um que já passou do horário de ir embora?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Caminhar como discípulo de Jesus é compreender que sua obra em nossa vida apenas tem um ponto de início, mas jamais um ponto de conclusão. A cada passo, a cada palavra dele encontramos algo a mais para poder nos alegrar ou trabalhar. Como nos convida Adília Lopes, em seu poema Deixa o dia de ontem, que saibamos sempre que há algo que Deus deseja nos mostrar sobre nós mesmos.



