‘Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?’
26 de outubro de 2022“…Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus.”
28 de outubro de 202227 de outubro de 2022, 5ª feira, 30ª semana do Tempo Comum.
Lc 13,31-35
Leitura: o que o texto diz?
De forma tranquila e serena, leia o evangelho de hoje em Lc 13,31-35 e sinta a firmeza de Jesus em sua missão, ainda que correndo o risco de ser morto, sua prioridade era o cumprimento. Afirmava que continuaria operando os milagres até chegar sua hora. Herodes o procurava porque Jesus era uma ameaça para ele; e assim, o mundo está cheio de Herodes querendo matar Cristo em nós. Quantas vezes expulsamos Deus de nossas vidas?! Acabamos fugindo da consciência e realidade do verdadeiro Cristão, os quais implicam em morrer naquilo que são impedidos de participar em plenitude?! Como será que estamos lidando com aquilo que abala nossa fé? E até aonde estamos dispostos a ser coerentes naquilo em que acreditamos?! As ameaças acontecem em nosso cotidiano, seja no trabalho, na família, na universidade ou qualquer lugar de convívio. Os que permanecem firmes, é porque tem fé, perseveram confiantes no Senhor, uma vez que estão dispostos até ao martírio se necessário for. Deus nos dá a certeza de que nunca estamos sozinhos, e a felicidade não significa ganharmos sempre as competições humanas. Pode até ser que não conquistemos o que prevíamos, mas somos felizes porque a presença de Deus muda todo o sentido, ainda que com tribulações.
Meditação: O que o texto me diz?
Releia o texto para em seguida refletir sobre a palavra de hoje, colocando-a em sua vida. Foque no que te chamou atenção, relembrando a firmeza de Jesus. Você caminha firme para a santidade mesmo sabendo das dificuldades, ou foge da realidade quando percebe indícios de sofrimento, tribulação? Tem enxergado a misericórdia de Deus e o Seu carinho, como no exemplo da galinha que ampara seus pintinhos?!
Oração: O que o texto me faz dizer?
Mergulhando na conversa com Deus, após ouvir em seu coração aonde precisa rever sua vida, se abandone pedindo a Deus que abra seus caminhos e te ajude a superar os obstáculos. Se mantenha firme na fé, não aquela na qual se foge quando chegam os desafios tornando os tempos difíceis, mas a que tudo sustenta.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
O evangelho alerta ao nosso desejo natural de também convidar Jesus a se afastar de nós quando suas exigências aumentam ou quando sua Palavra começa a nos incomodar. “Obrigado, Jesus, por tudo até aqui, mas agora você precisa ir embora, pois tenho outros compromissos a fazer”. Reflita se alguma vez você também quis que, mesmo disfarçadamente, Jesus se retirasse de perto de você, pois havia coisas “mais importantes” ou menos exigentes a serem feitas.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Com uma vida de oração, seguindo o exemplo de Jesus, faça suas escolhas e decisões com sabedoria, sendo firme na fé, não cedendo às ameaças da vida. Perceba pessoas que estão muito necessitadas da palavra de Deus e que através de você vejam a luz de Cristo resplandecer, e consequentemente, serão convertidas pelo seu testemunho. E assim, você será exemplo para muitos, assim como o mestre tem sido.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.