Deixai vir a mim as crianças…!
17 de agosto de 2024O que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?
19 de agosto de 202418 de agosto, Domingo, Festa da Assunção de Nossa Senhora
Faça silêncio para escutar a Palavra. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que te guie nesta leitura orante.
Leia o evangelho de Lucas 1,39-56
Leitura: o que o texto diz?
No Evangelho de hoje, vemos o encontro de duas mulheres grávidas, que prefiguram a relação estreita entre os filhos que carregam: Jesus e João, o Messias e seu Precursor. A saudação de Maria faz João pular de alegria no ventre de sua mãe. Com este sinal e ao receber o Espírito Santo, Isabel torna-se capaz de compreender e de interpretar o significado daquilo que está ocorrendo. Isabel sente-se privilegiada e compreende profundamente a graça de Deus, presente neste encontro, pois intui que aquela que está diante dela é a Mãe do Messias. De fato, Maria carrega o Santo em seu ventre, Aquele que é a fonte de todas as bênçãos, e traz a alegria prometida para os tempos messiânicos. Maria é, portanto, a portadora da presença salvífica para dentro da casa do casal, Zacarias e Isabel, e para a humanidade. Nesse momento, Maria agradece o agir de Deus em sua vida e na vida e na realidade do seu povo, tendo como ápice o envio do seu Filho, Jesus Cristo. É um canto profético, que inicia proclamando as maravilhas que Deus realizou em Maria e a misericórdia divina, que abarca toda a história. Mas, também é o canto que anuncia a escolha de Deus pelos fragilizados, pelos pobres, pelos humildes.
Meditação: o que o texto me diz?
A palavra “assunção” significa ser assumida por alguém, assim Maria é assumida por Deus em sua glória, estabelecendo uma estreita união entre Jesus e sua Mãe Maria, compartilhando também de seu destino, a ressurreição. Nesta festa da assunção, no Mês Vocacional, também recordamos todos os religiosos e as religiosas.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor, nesse momento, para que você possa ter Maria como modelo de discípula, que possa assumir o seguimento a Jesus, estar a serviço e ser um sinal profético em sua família, no trabalho, para aquelas pessoas que estão ao seu redor.
Dê graças a Deus por sua Palavra no dia de hoje, e pelas maravilhas que ele realizou e realiza em sua vida e na vida do seu povo.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
O que essa cena do evangelho provoca em você? Como é o agir de Deus em sua vida? Como Ele age e se manifesta hoje? Se hoje você escrevesse um canto de agradecimento a Deus por sua presença em sua história e do seu povo, o que diria sobre Deus? O que significa ter Maria como modelo de discípula e esse canto como anúncio profético para minha caminhada e realidade?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
O evangelho nos inspira a Ser, como Maria, um sinal profético nas diferentes realidades que compõe o dia a dia.
Termine rezando:
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amem.
Equipe Lectionautas