Alegra-te, o Senhor está contigo!
20 de dezembro de 2020A minha alma engrandece o Senhor!
22 de dezembro de 2020DIA: 21/12/2020 – segunda-feira
Lc 1,39-45
Leitura: o que o texto diz?
Silenciar… imaginar e entrar na cena desse bonito encontro, é uma encantadora experiência…
Maria parte apressadamente, para a região montanhosa, ao encontro de Izabel, sua prima, que estava grávida. Izabel ao ouvir a saudação de Maria, sente o filho pular em seu ventre e repleta do Espírito de Deus exclama:
‘Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!’ Izabel proclama Maria bem aventurada por acreditar na promessa divina.
Meditação: O que o texto me diz?
Maria vai sem demora ao encontro de Izabel, o Espírito e o amor tem pressa. É toda cuidado para com a prima que grávida e com idade avançada, certamente precisa de ajuda, companhia e cuidado. Talvez tenha esquecido de si própria, contudo é uma excelente oportunidade para partilhar a experiência e alegria que ambas vivenciam. É perceptível a alegria de Izabel ao ver a prima, consequentemente contagia o filho que está em seu ventre… Reconhece Maria como Bendita, aquela que ouve, crê e vive a Palavra de Deus A alegria é característica de quem se deixa envolver pelo Espírito de Deus. Quais alegrias tenho vivenciado e partilhado?
Oração: o que o texto me faz dizer?
Senhor, com grande alegria, aguardo sua chegada, quero ouvir, crer e viver a tua Palavra; À exemplo de Maria, quero ir ao encontro de quem precisa, apressadamente, partilhar as graças do encontro, estar a serviço, alegremente. Como Izabel, perceber e receber a vossa visita e presença, atentamente. Agradecer a tua presença salvadora cotidianamente, Amém.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Vislumbrar o encontro dessas duas mulheres de gerações diferentes, com experiências de vida diversas, mas com a mesma alegria de serem participantes no projeto de Deus para a humanidade, desafia a romper com paralisias e acomodações.
Deixar que o Espírito me mova e conduza ao encontro de quem precisa e também reconhecer as visitas que me causam alegria e são presença de Deus em minha vida. Nesse tempo de distanciamento social, como tenho “visitado” ou recebido as “visitações”, que tanto causam alegria, mas que nesse momento também precisam ser feitas de forma cuidadosa e criativa?
Ação: o que posso fazer do texto?
Como Maria sou agraciada(o). Ele está comigo e me chama a ficar em sua companhia. Desejo ser presença atenta e cuidadosa, portadora da alegria, que é característica daquele e daquela que crê e por isso, testemunha a presença de Deus, que realiza em cada pessoa sua presença é fiel.
Faço memória de uma situação em que Deus mudou para melhor minha rota, meu caminho… Agradeço…
Ana Angélica Ribeiro, pedagoga, especialista em catequese, membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2