
“O menor no Reino dos Céus é maior do que João Batista”,
11 de dezembro de 2025
12 de dezembro, 6ª feira, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 1,39-47
Leitura: O que o texto diz?
Quando temos uma boa notícia em nossa vida, rapidamente surge em nós o desejo de tornar outras pessoas participantes desse sentimento ao contar-lhes o que nos aconteceu. Com Maria não foi diferente. Ela parte de sua casa e vai até a de sua parente Isabel. Esta é cena narrada para nós hoje.
Meditação: O que o texto me diz?
Isabel não precisa que Maria comunique, pois já nas primeiras palavras de sua saudação compreende-se que algo novo aconteceu. Não é incrível como nosso corpo fala? É isso que a própria Maria dirá com a expressão “minha alma engrandece o Senhor”, uma vez que “minha alma” indica a totalidade da pessoa para a Sagrada Escritura. Recorde o momento em que mais sentiu alegria e como os outros notaram isso em você.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Senhor, que pela intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, continuemos a levar tua Palavra a todos que necessitam dela.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Seus encontros com Deus têm trazido alegria em mim? Sua vida e ações comunicam o Deus em que digo acreditam?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Neste dia dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe, vemos na história de sua aparição ao índio Juan Diego que Maria continua indo apressadamente a tantas regiões para que, com seu ser, compreendamos que o Senhor realiza em nós maravilhas. Escutemos um trecho que Nossa Senhora teria dito ao índio no famoso relato de sua aparição:
“Escute, meu filho, não há nada o que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija nem o perturbe.”



