Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.
6 de junho de 2021Vós sois o sal da terra e a luz do mundo
8 de junho de 2021Segunda-feira, 07 de junho de 2021.
Mt 5, 1-12a – Bem-aventurados sois vós.
- Leitura: O que o texto diz?
Jesus viu as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Então os discípulos se aproximaram e Ele começou a ensiná-los, apresentando-lhes as bem-aventuranças: bem-aventurados os pobres em espírito, os aflitos, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz, os que são perseguidos por causa da justiça e por causa Dele. Todos esses estão no caminho do céu.
- Meditação: O que o texto me diz?
Com as bem-aventuranças Jesus nos conduz a um novo estilo de vida, um estilo permeado pelo Evangelho, que vai na contracorrente do mundo e exige um compromisso profundo de cada um de nós. Somente permeados pela força do Espírito Santo seremos capazes de assumir verdadeiramente esse estilo de vida, deixando de lado nossa acomodação e nossas fraquezas para adotar uma mentalidade renovada, moldada conforme o Evangelho.
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, queremos acolher o estilo de vida proposto nas bem-aventuranças, a fim de que nossas ações sejam transformadas e possamos nos tornar discípulos missionários cada vez mais comprometidos a viver conforme o Evangelho. Envia-nos o teu Santo Espírito para que sejamos fortalecidos nessa caminhada de conversão do coração e para que tenhamos a coragem de caminhar contracorrente, mesmo que isso gere perseguições e desafios.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
O Senhor nos mostra que as bem-aventuranças são um caminho seguro para a vida de santidade que todo batizado é chamado a buscar. Relembremos as palavras motivadoras do Papa Francisco na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate:
“Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra”.
A partir dessa busca pela santidade, percebemos que a vivência das bem-aventuranças modelará em nossos corações a identidade do verdadeiro cristão, que é capaz de praticar tudo aquilo que Jesus ensinou sem temer as perseguições que virão.
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
As palavras de Jesus nos desinstalam e nos fazem assumir um compromisso profundo com a vivência do Evangelho, expressada de forma muito concreta nas bem-aventuranças. Desejamos que nossas atitudes cotidianas possam nos colocar entre aqueles bem-aventurados: pobres em espírito, aflitos, mansos, com fome e sede de justiça, misericordiosos, puros de coração, promotores da paz, perseguidos por causa da justiça e por causa de Jesus, aos quais o próprio Senhor chama de felizes.
Que tenhamos sempre como motivação aquilo que o Papa Francisco escreveu no número 64 da Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate:
“A palavra “feliz” ou “bem-aventurado” torna-se sinônimo de “santo”, porque expressa que a pessoa fiel a Deus e que vive a sua Palavra alcança, na doação de si mesma, a verdadeira felicidade”.
– Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.