Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho…
7 de junho de 2020Vós sois a luz do mundo
9 de junho de 2020Lectio divina 08/06/2020( 10º semana do Tempo comum )
Bem-aventurados os misericordiosos,porque alcançarão misericórdia
Leitura: Mt 5,1-12 O que o texto diz
Jesus a exemplo de Moisés no Antigo Testamento sobe ao monte e anuncia ao seus seguidores uma nova forma de viver e se relacionar no mundo. Os seus seguidores devem estar atentos as novas exigências para fazer parte desse grupo.Quem é discípulo/discípula, não pode seguir a lógica desse mundo injusto e desigual, não deve apoiar ou ser violento, deve trabalhar pela paz, empenhar sua vida para ser Misericordioso como nosso Pai.
Meditação: O que o texto me diz
Vamos devagar, com calma, leia quantas vezes for preciso. Escolha o versículo que mais lhe chamou a atenção, se detenha nele. Deixe-se interpelar por ele. O que nesse discurso de Jesus, mais lhe toca, fique nessa palavra ou frase. Mergulhe mais fundo, não tenha medo, do que essa palavra ou frase quer te ensinar, te fazer entender.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Releia o texto, essa palavra é muito forte, muito desafiadora, você se sente disponível para ser seguidor/seguidora de Jesus? Fale com o Senhor sobre suas fraquezas, não tenha vergonha de contar a Ele que ainda não é capaz de viver plenamente as bem-aventuranças. Abra seu coração, fale com Ele com a certeza de falar a um amigo querido que te escuta, não te julga, mas, te acolhe.Fale com suas palavras a Ele, na simplicidade de seu coração: Senhor, não me sinto preparado, acho que não consigo, tenho medo de fracassar, me sinto pequeno/pequena, me ajuda, me guia, necessito de Ti para tentar, me disponho a me colocar a caminho nessa empreitada, dá-me tua mão.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Com calma leia novamente, bem devagar, deixe-se conduzir pelo Espírito de Deus, abra-se a sua ação. Permita que Deus ore em ti. Tome um versículo, uma frase ou palavra e silencie, respire profundamente várias vezes. Sinta a graça de Deus invadindo todo teu ser, sinta-se leve, respirando sempre. É o silêncio, é o próprio Deus em ti. Não desperdice esse momento, abandone-se em Deus e sinta a sua misericórdia agindo em você, pois, ele é misericordioso e deseja que você também seja.
Ação: O que o texto me faz agir?
Depois desse mergulho profundo na infinita e inesgotável Misericórdia de Deus, devo me perguntar, como posso ser misericordiosa/misericordioso com meus irmãos e irmãs? O mergulho nessa misericórdia me faz ser e agir de forma diferente, necessito fazer com que meus irmãos e irmãs também experimentem através de minhas ações esse amor.
Ir.Luciene Lima Gonçalves,NJ
Religiosa do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestra em Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Especialista em Estudos Bíblicos e Graduada em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e Teologia pelo Instituto de Ciências Religiosas –(ICRE). Atualmente mora em Recife- PE.