Jesus chamou os discípulos e escolheu doze
10 de setembro de 2024Sede misericordiosos…
12 de setembro de 202411 de setembro, 4ª feira, 23ª Semana do Tempo Comum
Faça silêncio para escutar a Palavra. Procure um lugar confortável.
Peça ao Espírito Santo que te oriente nos passos leitura orante.
Leia o evangelho de Lucas 6,20-26
Leitura: o que o texto diz?
São bem-aventurados, sim, os pobres, porque, vazios de apegos e cheios de esperança, anunciam o sonho de Deus para a humanidade, uma nova sociedade baseada na solidariedade e na partilha; são bem-aventurados, sim, os famintos, porque trazem nas entranhas a fome de liberdade e sabem que o ser humano e o mundo carregam infinitas possibilidades de crescimento. São bem-aventurados, sim, os que choram porque suas lágrimas demonstram que eles ainda não perderam a sensibilidade, que eles sentem o mundo como injusto e que, por isso, são verdadeiramente os únicos a sonharem, a buscarem e a lutarem por um mundo novo; são bem-aventurados, sim, os que são perseguidos porque seguem corajosamente a estrela do Reino e são sinal de grande transformação realizada por Deus.
Meditação: o que o texto me diz?
As bem-aventuranças nos revelam que somos habitados por um impulso que nos torna “buscadores de felicidade”. A felicidade nasce dentro de nós: daquilo que sentimos, que valorizamos, que vivemos… Por isso, as bem-aventuranças não são algo externo, mas atitudes que plenificam nossos corações. A chave da felicidade está em permitir que se revele o sentido da luminosidade que se encontra no fundo de nosso ser. O que nos tira a energia e nos torna impotentes é afastar-nos desse princípio vital que é o Divino em cada ser.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Agradeça ao Senhor pelas pequenas felicidades no seu cotidiano. Peça que o Senhor te ajude a revelar seu projeto de felicidade a todas as pessoas para que o Reino de Deus se realize.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Você escuta estas palavras e pensa: que parte de mim é “pobre” e “rica”? Como é que você está disponível para o sofrimento ou privação? Do que é que preciso de se libertar?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
As bem-aventuranças são propostas de felicidade, atitudes que plenificam o coração… Procure no seu interior quais são elas e tente vive-las.
Equipe Lectionautas