X Domingo do Tempo Comum – Ano C
5 de junho de 2016Vós sois o sal e a luz do mundo
7 de junho de 2016Evangelho – Mt 5,1-12a
1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3‘Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.
Jesus anuncia hoje alguns caminhos para alcançarmos as bem-aventuranças, ou seja, modos de sermos plenamente felizes. Os verbos no futuro levam-nos a pensar em recompensas para boas ações, o que, de fato, é verdade. Porém, gostaria de atentar para o sentido de presente (momento presente) sugerido pela palavra “bem-aventurados”. Esse termo significa “felizes” ou, em outras palavras, “são felizes”.
Assim, se lermos o texto nessa direção, veremos que não precisamos esperar o futuro para experimentar o efeito das ações citadas. Podemos nos sentir já felizes durante a realização dessas ações ao invés de esperar o depois. Jesus hoje não só anuncia o caminho para a verdadeira felicidade, mas, sobretudo, convida-nos a seguir esse caminho nos dando uma espécie de mapa para orientação. Seremos felizes ao chegarmos ao “destino”, mas também podemos sê-lo no percurso, pois se trata de um mapa cujo ponto de chegada é certeza.
Nessa perspectiva, convido você a rezar comigo uma resposta ao convite de Jesus. Vamos pensando no que ainda precisamos para nos orientarmos pelo mapa indicado pelo Mestre.
Jesus, aceito o convite e o mapa que hoje Você me dá e, por isso, já sou feliz. Sou feliz porque:
- enfrentarei meu sofrimento do dia de hoje com o coração leve, porque sei que você está comigo e nunca me abandonará. Que nesse coração, Jesus, eu consiga colocar as misérias de meu irmão e aceitá-lo do jeito como ele é. Ofereço, para isso, Jesus, o meu coração manso e limpo. Perdoo, Jesus, desde agora, aqueles que me causaram o mal, pois sei que a minha alegria em ceder será muito maior. Sei que não cabe a mim julgar o merecimento desse perdão e o concedo porque sei que é a Sua vontade e também porque sei que o Seu Amor se revela por meio desse ato meu;
- estou sedento(a) de você, Jesus. Então, dê-me de beber de sua fonte porque hoje precisarei muito dela para apaziguar situações de conflito. Preciso de Você, Jesus, para, ao invés de alimentar o rancor no outro, fazê-lo ver a realidade com brandura e perceber que o que ele vê não é necessariamente a verdade.
- quero promover a paz em meu interior, nesse momento, Jesus, e sair dessa oração refletindo essa paz que vem de Você para todos à minha volta. Quero amar Jesus, mas primeiro amar Você com tudo que tenho e sou. Amando-O, serei capaz de amar os meus irmãos.
- quero caminhar, mas caminhar o tempo todo ao Seu lado. Assim, permanecerei forte diante de ações externas que chegam até mim para me desviar da Sua rota.
Desse modo, se as minhas ações não derem frutos, ainda assim, serei feliz, Jesus. Feliz por saber que a minha tentativa foi sincera e o que afinco que apliquei envolveu todo o potencial de que sou capaz.
Jesus, sou Bem-aventurado(a) desde já porque sei que Sua companhia é para sempre, que Seu Amor por mim é incondicional, que Suas palavras são Verdadeiras, que Seus conselhos são infalíveis, que Seu caminho me devolverá sempre a paz e a vontade de viver (que perco todas as vezes que saio de Seu mapa), que ficar com Você é a melhor opção para toda a minha vida. O meu coração se alegra sempre que toca o Seu, Jesus.
Amém!
Ana Paula Ferreira – Comunidade Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte