“És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?”
11 de dezembro de 2022Qual dos dois fez a vontade do pai?
13 de dezembro de 202212 de dezembro, segunda-feira, Nossa Senhora de Guadalupe
Evangelho de Lucas 1, 39-47
Leitura: O que o Texto diz?
“Maria partiu para a região montanhosa”. A Virgem Mãe vai à casa de Zacarias, a saudação faz a criança pular no ventre e Isabel e ela fica cheia do Espírito Santo. Isabel bendiz o fruto do ventre de Maria e a reconhece bendita entre as mulheres.
Meditação: O que o texto diz para mim?
“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o senhor lhe prometeu.” O sim de Maria e sua plena cooperação com projeto de Deus é uma genuína resposta de fé. A vida Cristã e o discipulado se realizam na liberdade. Deus se comunica ao homem, fala-lhe ao coração, e pela fé de cada discípulo as promessas de Deus se cumprem na história.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador.” O coração agradecido é o perpetuo santuário da ação de graças. A oração é um movimento de todo o ser que pelo Espírito Santo se derrama na plena alegria e louvor. Em cada oração é necessário reconhecer e bendizer as maravilhas de Deus.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.” O evangelho nos convida a experimentar a força do Espírito Santo que sempre é comunicada. Pelo serviço de Maria e por seu discipulado Isabel fica repleta do Espírito. Experimentamos a força e a presença do Espírito Santo criador e santificador.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia a dia?
“dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia.” É urgente o anúncio do Evangelho. A pressa de Maria em ir ao encontro de Isabel, deve ser sempre expressão da urgência da igreja para cotidianamente sair ao encontro dos distantes. O nosso encontro cotidiano com os irmãos deve ser marcado com exultação e presença do Espirito Santo.
Pe. José Geraldo da Silva- Diocese de Caratinga-MG