Resistências ao Projeto de Jesus
11 de dezembro de 2020Uma voz que grita no deserto: aplanai o caminho do Senhor
13 de dezembro de 2020SÁBADO – 12 de Dezembro de 2020
2ª SEMANA DO ADVENTO – Evangelho Lc 1,39-47
Bem aventurada aquela que acreditou
Festa de Nossa senhora de Guadalupe – Padroeira da América Latina
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos, respire fundo várias vezes. Prepare-se para que seu coração entre em sintonia com Deus.
Refrão meditativo: “Quero cantar ao Senhor, sempre enquanto eu viver, hei de provar seu amor, seu valor e seu poder.”
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
O Evangelho de hoje nos fala da visitação de Maria à prima Izabel que também estava grávida de seu filho João Batista. Assim inicia o Evangelho de Lucas trazendo um contexto de novas expectativas de um tempo novo que será renovado tanto pela chagada do precursor que irá abrir caminhos para a vinda do Messias, tanto pelo próprio Messias que nesse momento já é reconhecido no ventre materno de sua mãe Maria, quando da sua saudação à Izabel que diz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite? Pois quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre. Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Essa palavra ou frase que me chamou atenção, o que diz para mim? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto atento ao que está acontecendo. Escolha e repita uma frase que mais lhe agradou. Sinta os acontecimentos que estão por vir a partir dessa visita de Maria a Izabel. Estamos num bom tempo de preparação para meditar essa Palavra, olhar para a nossa vida e até mesmo nos perguntar: que sentimentos me vêm: Assim como Maria também sou capaz de sair do comodismo e me disponibilizar para me colocar ao serviço do outro? Como estou me preparando para acolher aquele que está para chegar, aquele que está por vir e se fazer um de nós? Meditemos…
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O que podemos conversar com Deus quando nos encontramos diante desse grande momento de fé. O que devemos pedir a Ele? Converse com Deus. Fale diretamente com ele na primeira pessoa do singular: Senhor, eu te peço…, eu te agradeço… fale como se fala a um amigo. Olhe para dentro de você. Expresse seu desejo. Ofereça-lhe seu coração, e o Espírito do Senhor estará sempre contigo.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Nesse momento de contemplação somos chamados a entrar em sintonia com os personagens do texto. De se identificar com eles. Assim como Izabel, vamos nos alegrar com a alegria de Maria. Como podemos participar dessa experiência? Vamos olhar ao nosso redor: quantas mães estão alegres fazendo a experiência de carregar em seu ventre o seu filho amado e esperado? Assim como o ventre de Maria e Izabel é sagrado, também todos os ventres maternos que carregam vidas são sagrados. Portanto, mesmo nas dificuldades, alegremos.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que é compromisso, que é estar atento ao que acontece ao meu redor, o que penso? O que posso fazer? Tem tantas mães que precisam de serem acolhidas, de receber uma palavra amiga, que passam por dificuldades. Você pode ajudar. As novas experiências baseadas nos ensinamentos de Jesus sempre nos trazem alegrias.
Neuza Silveira de Souza. Catequista. Estudante de mestrado. Estudou Bíblia no SAB e Teologia sistemática na FAJE.