“Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa…”
2 de dezembro de 2024Não quero mandá-los embora com fome…
4 de dezembro de 202403 de dezembro, 3ª feira, 1ª Semana do Advento. Memória de São Francisco Xavier
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra…
Leia o evangelho de Lucas 10,21-24
Leitura: o que o texto diz?
A beleza da simplicidade passa pela percepção do que realmente importa, do que promove a alegria que dá sentido e sustenta a vida. Nada melhor que compartilhar as ações bem sucedidas, as alegrias da vida com os amigos. O evangelho de hoje destaca Jesus exultante de alegria no Espírito, louvando a Deus pela sua revelação aos pequeninos. Jesus se alegra com os discípulos, com a missão e sobretudo com a ação de Deus por meio deles.
Meditação: o que o texto me diz?
A grande alegria e louvor de Jesus a Deus, tem um motivo especial. A sua revelação não tem como destino os mais sábios e entendidos, mas os “pequeninos”, que o acolhe na humildade e simplicidade. Quem faz a experiência de caminhar com Jesus e se compromete a segui-lo é capaz, por meio do seu Espírito de amor, de anunciar o Reino, realizar grandes feitos em prol dos que precisam. Jesus lembra aos discípulos que a grande alegria é que eles experimentam o que os “profetas e reis quiseram ver e ouvir e não puderam”.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor a graça de ouvir a voz do seu Espírito e por Ele, deixar-se conduzir, traduzindo em atitudes o amor que promovem a paz e a justiça, se alegrando e levando a alegria da mensagem e ação do Reino de Deus.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Você também se alegra com a alegria das pessoas ao seu redor? Você, como os discípulos, partilha com Jesus as alegrias da sua ação missionária? Reconhece a beleza de ser escolhido por Deus, para ouvir, anunciar a sua palavra e ações do Reino, em favor da humanidade?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Diz Jesus, com alegria aos discípulos: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”. Frei Carlos Mesters, interpretando este versículo diz: “Jesus olha para eles e diz: “Felizes vocês!” E por que são felizes? Porque estão vendo coisas que os profetas quiseram ver, mas não conseguiram. O que ele viram? Eles perceberam a ação do Reino nas coisas comuns da vida: curar doentes, alegrar os aflitos, expulsar os males da vida.”
Equipe Lectionautas