É necessário que ele cresça e eu diminua.
8 de janeiro de 2022“Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”
10 de janeiro de 20229 de janeiro, domingo, Batismo do Senhor
Evangelho de Lucas 3,15-16.21-22
Leitura: O que o Texto diz?
“Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo.” Todo o povo está na expectativa da vinda do messias. Não seria ele João Batista? Será aquele que levara á plenitude a obra de conversão iniciada pelo ministério de João Batista. O Espirito Santo desce sobre Jesus, o Filho amado, e n`Ele está todo o benquerer do Pai.
Meditação: O que o texto diz para mim?
João Batista descreve o messias como aquele que “vos batizará no Espirito Santo e no fogo.” Em Jesus o Espirito Santo é dado a cada homem e mulher. Assim, não há distância entre o benquerer de Deus e o nosso, a vontade d`Éle e a nossa. Deus comunica ao nosso coração o seu mais intimo desejo.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“E, enquanto rezava o céu se abriu…” A nossa oração por mais simples e curta que possa parecer ela tem a força de abrir os céus e ser atendida por Deus. “…e o Espirito Santo desceu…” O Senhor envia o seu Espirito e socorre as nossas fraquezas. Peça hoje o mesmo Espirito, para que te conduza na melhor direção como um(a) filho(a) amado(a) de Deus.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“E do céu veio uma voz…” Somos chamados a ouvir a voz de Deus. Essa voz sempre nos recorda de quem nós somos, recorda a missão a qual somos chamados e nos recorda do que Deus tem nos reservado. Faça a experiência de ouvi-lo sempre!
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
“virá aquele que é mais forte do que eu”. A força de Deus, que supera todas as coisas e qualquer mal, nos é concedida. Nós a adquirimos pela oração e pela escuta da palavra de Deus. Assim, o benquerer do Pai estará presente em nós e teremos uma força divina capaz de transformar a nós mesmos e o mundo.
Pe. José Geraldo, Diocese de Caratinga-MG