
“Eu devo anunciar a boa-nova do Reino de Deus também a outras cidades…”
3 de setembro de 2025
É tempo de vinho novo!
5 de setembro de 2025
04 de setembro, 5ª feira, 22ª semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 5,1-11
Leitura: O que o texto diz?
A bela narrativa do evangelho de hoje nos descreve uma cena às margens do lago de Genesaré. A multidão sedenta para ouvir a Palavra de Deus se coloca ao redor de Jesus, que sobe na barca de Simão de onde ensina as multidões. Ao terminar se dirige a Simão e o exorta: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. A experiência da escuta atenta à Palavra nos convida a pensar no chamado que Deus nos faz.
Meditação: O que o texto me diz?
No cotidiano da vida ouvimos a Palavra de Deus, ora no meio da multidão ao redor de Jesus ora na barca das nossas tarefas corriqueiras, que em alguns momentos, se apresentam sem muito êxito e cansados, nos desanimamos. A Palavra de Jesus “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca” é dirigida a nós também. Quando nos deixamos guiar pela experiência da Palavra, da presença de Jesus que conosco caminha, Sua inevitável força nos transforma. Ao reconhecer essa imensa grandeza, como Simão podemos nos sentir indignos. Mas Jesus nos apresenta a face amorosa de Deus que ama nossa pequenez, nos chama a seguí-Lo e capacita a anunciar o seu amor, como pescadores de vida.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de se deixar guiar pela Palavra, de discernir como atender ao chamado de ser discípulo, “pescador de gente”. Peça ao Senhor a graça da escuta amorosa e do discernimento do chamado que Ele faz a você no dia de hoje por meio da Palavra.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
É de Jesus a iniciativa de subir à barca de Simão e também na nossa vida. Reflita: Tenho o acolhido e escutado? Você tem percebido a presença de Deus, a sua ação, os milagres de Jesus no cotidiano da sua vida? Se deixe interpelar sobre como pode corresponder ao chamado de Jesus de “ser pescador de homens”, como tem gerado vida ao seu redor?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. Que possamos dizer ao Senhor como na letra da música Vou Navegar, de Paulo Roberto.
Outra vez me vejo só, com meu Deus
Não consigo mais fugir, fugir de mim
Junto às águas deste mar vou lutar
Hoje quero me encontrar
Buscar o meu lugar
Vou navegar nas águas deste mar
Navegar, eu quero me encontrar
Navegar, não posso mais fugir
Vou procurar nas águas mais profundas
No mar, feliz, eu vou seguir
Só amar, buscar o meu lugar
Sem dúvidas, sem medo de sonhar!