Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los…
6 de setembro de 2023A origem de Jesus Cristo foi assim…
8 de setembro de 202307 de setembro, 5º feira, 22ª semana do Tempo Comum.
Em um lugar silencioso, respire, aquiete seu coração e faça uma prece ao Espírito Santo, para que te conduza nesta Leitura Orante com o texto do evangelho de Lucas 5,1-11.
Leitura: o que o texto diz?
A bela narrativa do evangelho de hoje nos descreve uma cena às margens do lago de Genesaré. A multidão sedenta para ouvir a Palavra de Deus se coloca ao redor de Jesus, que sobe na barca de Simão de onde ensina as multidões. Ao terminar se dirige a Simão e o exorta: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. A experiência da escuta atenta à Palavra nos convida a pensar no chamado que Deus nos faz.
Meditação: o que o texto me diz?
No cotidiano da vida ouvimos a Palavra de Deus, ora no meio da multidão ao redor de Jesus ora na barca das nossas tarefas corriqueiras, que em alguns momentos, se apresentam sem muito êxito e cansados, nos desanimamos. A Palavra de Jesus “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca” é dirigida a nós também. Quando nos deixamos guiar pela experiência da Palavra, da presença de Jesus que conosco caminha, Sua inevitável força nos transforma. Ao reconhecer essa imensa grandeza, como Simão podemos nos sentir indignos. Mas Jesus nos apresenta a face amorosa de Deus que ama nossa pequenez, nos chama a seguí-Lo e capacita a anunciar o seu amor, como pescadores de vida.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de se deixar guiar pela Palavra, de discernir como atender ao chamado de ser discípulo, “pescador de gente”.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
É de Jesus a iniciativa de subir à barca de Simão e também na nossa vida. Contemple novamente a cena do evangelho. Reflita: Tens acolhido e escutado sua palavra? Você tem percebido a presença de Deus, a sua ação, os milagres de Jesus no cotidiano da sua vida? Se deixa interpelar sobre como pode corresponder ao chamado de Jesus de “ser pescador de homens”? Como tem gerado vida ao seu redor?
Ação: o que o texto – e este encontro com a Palavra– me solicita a agir?
Uma música expressa o que esse evangelho nos pede a cada dia:
Vou procurar nas águas mais profundas
No mar, feliz, eu vou seguir
Só amar, buscar o meu lugar
Sem dúvidas, sem medo de sonhar!
Equipe do Lectionautas