“Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará…”
20 de maio de 2023“…tende coragem”
22 de maio de 202321 de maio de 2023, Ascensão do Senhor
Evangelho de Mateus 28, 16-20
Leitura: O que o texto diz?
“Os onze discípulos foram para a Galileia”. Ao chegarem no lugar indicado viram Jesus, alguns se prostraram e outros duvidaram. O mestre aproximou e enviou os discípulos á todos os povos para batizarem e ensiná-los a viver segundo o evangelho. Por fim, Jesus promete que estará todos os dias com os discípulos.
Meditação: O que o texto diz para mim?
“Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos”. Os discípulos de outrora e os de hoje são enviados por Jesus. A missão da Igreja e de cada fiel é ser arauto, anunciador de uma nova vida, transmitir a luz da ressureição que ilumina a mente e os corações, trazendo um novo e incandescente brilho ao olhar.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.” A fé surge na verdadeira disposição de acolher o que Deus nos apresenta. Nem todos que viram puderam crer. Que em oração possamos sempre pedir ao Senhor a graça de ter um coração disponível para acolher as surpresas de Deus. A oração é o lugar de render e de prostrar o coração diante d’Ele.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”. O discípulo não está só. Nem sempre essa presença se faz visível, ou algo palpável, mas é certo e é sentido no coração como um ardor que encoraja. Há um companheiro de jornada um peregrino que aponta a direção e faz cessar o medo.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia a dia?
“foram para a Galileia”. Jesus começa a sua missão na Galileia e ele envia para lá os discípulos. Só pode haver uma verdadeira evangelização se percorrermos o mesmo caminho feito por Jesus. Todos os dias a Igreja precisa ir às novas Galileias “ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!”.
Pe.José Geraldo da Silva – Diocese de Caratinga-MG