Sem Deus a enfermidade é espiritual
25 de outubro de 2021A porta da vida e da salvação
27 de outubro de 2021LECTIO DIVINA – 26-10-2021/ Lc 13, 18-21
“AS REALIDADES NATURAIS: O GRÃO DE MOSTARDA E O FERMENTO”
Leitura: O que o texto diz?
Na palavra de hoje, observe a parábola em que Jesus compara o Reino de Deus com 02(duas) realidades naturais e reflita profundamente naquilo que se insere em sua vida. A primeira comparação, é com o Grão de Mostarda, que tão pequeno, mas cresce e se transforma em um grande arbusto. O Reino de Deus parece tão pequeno, mas é tão rico. O grão de mostarda se transforma em uma árvore de força, e que abriga os animais. Ora, a árvore que cresce é nossa vida, o semeador é Jesus, e a semente, o Evangelho; o terreno, nosso coração. Por isso, temos que crescer no amor, na solidariedade e na caridade. A segunda realidade comparada por Jesus é o Fermento, e uma pequena quantia, faz crescer toda a massa. O fermento é escondido, mas se expande. Precisamos ser amassados para crescer, e portanto, deixemos que Deus nos trabalhe. O Reino de Deus aos poucos se instaura em nossas vidas e consequentemente, muda nossa mentalidade e sentimentos. À medida que nos abrimos ao amor de Deus, este se expande em nós e abrigamos outros que necessitam. Permita essa abertura em você também.
Meditação: O que o texto me diz?
Iniciemos neste momento, uma reflexão sobre a palavra, focados nas situações que mais chamaram a atenção. Pergunte-se: “ Como vejo o Reino de Deus na realidade em que vivo? Tenho consciência da semente plantada em meu coração e preparei o terreno para ser fértil? Tenho utilizado dessa bênção em benefício do próximo? O que me impediu? Peça ao Senhor que te fale e silencie para ouvi-lo.
Oração: O que o texto me faz dizer?
O Reino de Deus é o plano do Pai para cada um de nós e Jesus nos ensina que pela pequenez e humildade o acolhamos, ajudemos em seu crescimento. Peça a Deus a firmeza de corresponder a esse apelo, que você seja dócil, como a farinha é dócil ao receber o fermento, e cresce. Que o dom do Espírito Santo te guie com a docilidade dos seus dons.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Aprofunde sua conversa com Deus, perceba a docilidade da semente em sua fecundidade, perdendo sua identidade de semente, transformando-se em algo bem maior. Assim, pode ser você, que se abrindo à graça de Deus, também possa ter sua vida transformada.
Ação: O que esse texto me faz agir?
A dinâmica do Reino de Deus cresce e é alimento para todos. Que com o acolhimento do Reino, você leve-o a todas as pessoas do seu cotidiano. Deus quer estabelecer o Reino em todos, e muitos gentios estão esperando pelo abrigo no arbusto crescido do grão de mostarda. Que o seu agir com docilidade seja influência cristã no mundo como a idéia do fermento, e todos juntos, fazer a vontade do Pai, hoje e sempre.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.