“E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se.”
4 de fevereiro de 2024“… o seu coração está longe de mim.”
6 de fevereiro de 202405 de Fevereiro de 2024, 2ª feira, 5a semana do Tempo Comum
Refrão meditativo:
“Jesus, tu és a luz, dos olhos meus, Jesus, brilhe essa luz nos passos meus, seguindo os teus”
Que a luz do Santo Espírito, conduza no discernimento do caminho de reconhecimento e seguimento de Jesus
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,53-56
Leitura – O que diz o texto?
O evangelho hoje narra a chegada de Jesus e seus discípulos a Genesaré, após atravessarem o mar da Galileia. Jesus é, Imediatamente, reconhecido pelo povo, que buscando sua presença e também a cura pelos males que lhes acometiam, confiavam que bastava um toque na barra de sua veste, para que ficarem curados. O povo era movido pelo desejo de encontrar Jesus e se libertarem de suas doenças.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Silencie medite a Palavra que diz: “As pessoas imediatamente reconheceram Jesus”. É pura graça reconhecer a presença de Jesus, ir ao seu encontro na confiança de que, estar em sua presença é beleza e salvação, alegria e acolhimento. Ele é Deus conosco, não desampara ninguém, especialmente os mais sofridos e necessitados. Ele é presença que acolhe e cuida.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Apresente a Jesus sua alegria ao reconhecê-lo no cotidiano da vida, de confiar que estar com Ele é garantia de força para superar as dificuldades. Fale o que se passa em seu coração… alegrias, inquietações… o desejo de ser você também uma testemunha da sua graça e do seu amor. Agradeça o dom da fé e a presença divina em sua vida.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
O entusiasmo das pessoas é fruto da força da presença da pessoa de Jesus que ensina, atrai, cura, Jesus era o testemunho vivo do Reino que anunciava, Ele é sinal do Reino em ação. Faça uma memória dos momentos em que você reconhece a presença de Jesus em sua vida e como Ele tem tocado sua vida e sido fonte de alegria e cura dos males.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Reflita: Qual passo é preciso dar, para amadurecer seu relacionamento de fé em Jesus? Como expressar por meio de ações a beleza de O reconhecer e seguir?
O que vale não são só as palavras, mas sobretudo o testemunho, o gesto concreto.
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2