Viver em Cristo (Jo 6,52-59)
5 de maio de 2017“Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver!”
7 de maio de 2017Jo 6, 60-69
Muitos seguidores de Jesus ouviram isso e reclamaram:
_ O que ele ensina é muito difícil! Quem pode aceitar esses ensinamentos?
Não disseram nada a Jesus, mas ele sabia que eles estavam resmungando contra ele. Por isso perguntou:
_Vocês querem me abandonar por causa disso? E o que aconteceria se vocês vissem o Filho do Homem subir para onde estava antes? O Espírito de Deus é quem dá a vida, mas o ser humano não pode fazer isso. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida, mas mesmo assim alguns de vocês não creem.
Jesus disse isso porque já sabia desde o começo quem eram os que não iam crer nele e sabia também quem ia traí-lo.
Jesus continuou:
_ Foi por esse motivo que eu disse a vocês que só pode vir a mim a pessoa que for trazida pelo Pai.
Por causa disso muitos seguidores de Jesus o abandonaram e não o acompanhavam mais. Então ele perguntou aos doze discípulos:
_Será que vocês também querem ir embora?
Simão Pedro respondeu:
_ Quem é que nós vamos seguir? O Senhor tem as palavras que dão vida eterna! E nós cremos e sabemos que o Senhor é o Santo que Deus enviou.
Oração: Bom dia, Paizinho, obrigada pela graça de viver mais um dia. Que as suas palavras iluminem a nossa caminhada cristã.
Muitos seguidores de Jesus ouviram isso e reclamaram:
_ O que ele ensina é muito difícil! Quem pode aceitar esses ensinamentos?
Muitas são as pessoas que querem seguir a Jesus, mas quando escutam palavras que não gostam, desistem de segui-lo. De fato, muitos são os desafios no seguimento cristão: amar aquele que nos despertou raiva, que magoou, que enganou, que humilhou…. Perdoar….Deixar morrer em nosso íntimo: o ódio, a ira, a raiva, o egoísmo, a idolatria, a preguiça… Como é difícil ser fiel aos ensinamentos de Cristo!
Jesus afirma: “_ Vocês querem me abandonar por causa disso? E o que aconteceria se vocês vissem o Filho do Homem subir para onde estava antes? O Espírito de Deus é quem dá a vida, mas o ser humano não pode fazer isso. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida, mas mesmo assim alguns de vocês não creem.”
O Espírito de Deus é quem dá a vida, nenhum ser humano tem esse poder! Ainda que seja difícil o seguimento cristão, somente o Espírito Santo pode gerar vida, possibilitando um seguimento fiel.
Jesus já sabia aqueles que o abandonaria e quem seria o traidor. Ele já conhecia o que se passava nos corações daqueles que não tinham coragem de assumir a fé por medo de se comprometerem. Também percebia que muitos o tinham como Rei e não aceitavam o modo como iria morrer pois o viam como um Rei fracassado.
Os doze discípulos permanecem e Jesus questiona:
_Será que vocês também querem ir embora?
Sinto que esse questionamento é para todos nós. Será que queremos ir embora, abandonando Jesus? Será que esperamos um Rei esplendoroso, que vive só de glórias? Ou, será que assumimos a cruz junto com Ele?
Refletindo no íntimo dos nossos corações: Como está o meu seguimento a Cristo?; É apenas quando ouço palavras que me agradam?; Ou me comprometo e me prontifico a ser fiel ao Evangelho?; Respondemos como Pedro?
“_ Quem é que nós vamos seguir? O Senhor tem as palavras que dão vida eterna! E nós cremos e sabemos que o Senhor é o Santo que Deus enviou.”
Só Jesus tem palavras de vida eterna. Somente quem crê firmemente na Palavra e busca vivê-la, buscando a santidade, gozará da vida plena, eterna.
Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, entregamos-lhe tudo o que passa em nossos corações, todas as nossas limitações e também o desejo de sermos fieis às Palavras do Evangelho. Afaste-nos da tentação de abandonar-te, Deus-Santo, Pai amoroso e querido. Amém!
Norma Parreiras da Silva – Família Missionária Católica Verbum Dei – BH