“O que foram ver?”
15 de dezembro de 2016Encarnação (Mt 1,1-17)
17 de dezembro de 2016Jo 5, 33-36
Vocês mandaram fazer perguntas a João, e o testemunho que ele deu é verdadeiro. Eu não preciso que ninguém dê testemunho a meu favor, mas digo essas coisas para que vocês sejam salvos.
_ João era como uma lamparina que estava acesa e brilhava, e por algum tempo vocês alegraram com a luz dele. Mas eu tenho um testemunho a meu favor ainda mais forte do que o que João deu: são as coisas que eu faço, as quais o meu Pai me mandou fazer. Elas dão testemunho a favor de mim e provam que o Pai me enviou.
Oração: Espírito Santo oriente-nos nesse momento de escuta da Palavra. Que ela possa entrar em nossos corações e permanecer.
João não era o Messias mas alguém que chamava atenção porque, como uma lamparina, brilhava e iluminava a vida das pessoas. Elas se alegravam com a presença dele. João dava testemunho de Jesus com a própria vida.
Causa estranheza a fala de Jesus: “Eu não preciso que ninguém dê testemunho a meu favor”. Se Ele não precisa de ninguém que dê testemunho dele porque então Ele permitia que João agisse assim? Mas na mesma frase está a resposta: “mas digo essas coisas para que vocês sejam salvos.”
Na realidade, Jesus não precisa de ninguém mas nós precisamos Dele. E, precisamos anunciá-lo, como fez João, para que sejamos salvos. Se João brilhou e iluminou a vida das pessoas, trazendo alegria, muito mais Jesus poderá dar àqueles que acreditarem Nele. As obras de Cristo justificam e dão testemunho da presença Dele em nossas vidas.
Um exercício interessante que nos ajuda a reconhecer as obras de Cristo em nossas vidas é olhar com distanciamento os acontecimentos das nossas vidas e identificar os momentos em que humanamente não daríamos conta de viver mas que passamos e conseguimos vencer por obra e graça de Jesus. Quantos milagres testemunhados pelas pessoas? Acidentes trágicos em as pessoas sobrevivem. Curas de doenças diagnosticadas como incuráveis. Muitos são os pequenos e os grandes milagres que ocorrem diariamente. Várias são as provas de que o Pai o enviou. Jesus age conforme a vontade do Pai e Ele faz isso para que TODOS possam crer Nele.
Que possamos parar um momento para refletir sobre os milagres que Jesus tem feito em nossas vidas. Que possamos nos perguntar: estamos brilhando e iluminando as vidas das pessoas? Como temos feito isso?
Obrigada Senhor por nos acompanhar na caminhada da fé. Ajude-nos a ser fiel e seguir os seus passos sendo instrumento que te auxilia, ajude-nos a ser luz para todos. Amém.
Norma Parreiras da Silva – Família Missionária Verbum Dei – BH