“Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes”
5 de novembro de 2022O corrigir e o perdoar nos fazem verdadeiros irmãos
7 de novembro de 202206/11/22 – Solenidade de todos os Santos: Mt 5,1-12a – As bem-aventuranças e o caminho para a Santidade
Deus fez uma aliança eterna com seu povo e o quer para junto de si. A Santidade não é uma vocação para alguns, mas um chamado para todos, pois o Senhor diz: “Santificai-vos e sede santos porque eu sou o Senhor, vosso Deus” (Lv 20,7). Israel caminha ao longo da história com essa ordem e se torna o povo escolhido, a nação santa. A Igreja, o “Novo Israel” é convocada a buscar essa santidade porque pertence ao Senhor, e corpo místico de Cristo. Na Solenidade de todos os santos, não só façamos memória a todos aqueles que heroicamente deram a vida por Jesus e testemunharam com exemplo de vida sua fé, mas reconheçamos também o chamado à santidade que há em nós.
- Leitura: O que o texto diz?
Preparando seu ambiente de oração e invocando a presença do Espírito Santo, abra sua Bíblia em Mt 5,1-12a. Jesus sobe a montanha e inicia seu sermão para os discípulos e também para uma grande multidão. Imagine-se na cena. Contemple o mar da Galileia ao longe, as casas, a vegetação e as pessoas atentas ao que o Mestre irá falar. Jesus começa a falar das bem-aventuranças, uma espécie de modo de vida que todo(a) discípulo(a) deve seguir. Se Moisés subiu à montanha do Sinai para tomar a Lei escrita por Deus, agora Jesus, o enviado de Deus que fala sobre a essência de seu Reino. Assim, o itinerário da santidade consiste em ser: pobre no espírito, manso, faminto e sedento de justiça, misericordioso, puro de coração, promotores da paz. Num mundo tão desumano, o(a) discípulo(a) também chora, é injuriado e perseguido, mas sempre será consolado por Aquele que o(a) chamou e receberá sua recompensa nos céus.
- Meditação: O que o texto me diz?
Certamente as palavras de Jesus mexeram com os discípulos, a multidão e inclusive você. Como é possível viver as bem-aventuranças e assim atingir a santidade? Como assumir essa proposta num mundo tão desafiante? Ser “bem-aventurado(a)” não exige somente nosso esforço, mas abandono à Deus que nos faz transbordar em sua graça e assim ser possível viver cada uma das bem-aventuranças. É um constante progredir nos caminhos do Senhor. Quais delas chama mais a sua atenção? Quais aquelas que você acha mais desafiante viver? Escute atentamente o Senhor falar em sua Palavra, principalmente naquilo que mais tocou você.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Apresente a Deus sua oração. Peça-o para que Ele te faça pobre de espírito e manso, capaz de viver em meio as turbulências da vida. Que Ele aumente o desejo de ser e praticar a misericórdia. Que Ele purifique a cada dia seu coração e te faça um verdadeiro promotor da paz em pequenos gestos de acolhida e fecundo diálogo. Diga-lhe as vezes que você foi perseguido(a) ou injuriado(a) e quanto isso machucou você. Mas ao mesmo tempo, permita que Ele vá consolando e dando-lhe força para vencer tudo aquilo que é empecilho à sua santidade. Abra seu coração sem medo a Deus!
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Pouco a pouco a ação da Palavra de Deus vai fazendo você tomar posse de sua mais genuína vocação de ser santo(a). Deixe o silêncio te envolver e iluminar todas as áreas de sua vida, fazendo-lhe transbordar da graça de Deus.
- Ação: O que o texto me faz agir?
Mais que admiração, as bem-aventuranças devem nos motivar a concretamente viver a santidade. Quanto mais a buscamos, mais somos presença irradiante num mundo tão envolto de medo, desamor, desigualdades. Que atitudes simples você pode assumir ao ponto de ser capaz de irradiar o amor e a paz de Deus a vida de seu próximo? Como verdadeiro(a) discípulo(a) continue sendo norteado pela Palavra de Deus que vai inspirando você a cada dia ser santo(a).
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ*
*Mestre de Noviços do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia Cristo Redentor – Fortaleza-CE, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).