
Uma só coisa é necessária…!
20 de julho de 2025
“Eu vi o Senhor!”
22 de julho de 2025
21 de julho, 2ª feira da 16ª semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 12,38-42
Leitura: O que o texto diz?
Os escribas e fariseus pedem um sinal a Jesus. Seria um teste para eles saberem se Jesus era o Messias. No entanto, Jesus remete ao profeta Jonas e ao rei Salomão. Ambos os personagens provocam uma mudança em seus interlocutores. Jesus convida à conversão, por isso nenhum sinal será dado. Jesus é o sinal por excelência.
Meditação: O que o texto me diz?
“Aqui está quem é maior do que Jonas. Aqui está quem é maior do que Salomão”, diz Jesus no evangelho de hoje. A existência de Jesus excede à dos antigos e sua mensagem deve provocar mudança de vida.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te ajude em amar mais e melhor as pessoas e toda a criação. Peça pela paz no mundo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Reflita: Como você tem notado a presença do Senhor em sua vida? Que apelos internos você sente a partir dos sinais do amor de Deus?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Nossa vida é repleta de sinais do amor de Deus por nós. Contemplando nossa história pessoal, os acontecimentos presentes e passados e tudo que nos ocorre podemos concluir o quanto somos amados e capazes de amar. Os vazios que experimentamos por algumas circunstâncias passam, quando reconhecemos o amor que existe em nós. Reconhecendo que Jesus é o sinal de Deus por excelência que possamos dizer a ele:
“Por onde formos também nós, que brilhe a tua luz. Fala senhor na nossa voz, em nossa vida. Nosso caminho então conduz, queremos ser assim, que o pão da vida nos revigore no nosso sim.”
Equipe Lectionautas