Uma luz para mostrar o caminho
29 de dezembro de 2015Filhos abençoados
31 de dezembro de 2015Leitura: Lucas 2, 36-40
Havia ali também uma profetisa chamada Ana, que era viúva e muito idosa. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Sete anos depois que ela havia casado, o seu marido morreu. Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações. Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram para a Galileia, para a casa deles na cidade de Nazaré. O menino crescia e ficava forte; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus.
Oração: Aqueles que esperam a libertação
Jesus estava crescendo em estatura e sabedoria. Homem que foi, passou pelo desenvolvimento do corpo, conforme ia percorrendo as diversas fases da vida. Também crescia a sua consciência daquilo que precisava fazer para o bem do mundo. O menino crescia forte, fisicamente e espiritualmente, e aos poucos ia revelando para os homens a sua tamanha intimidade com Deus.
Se antes Simeão havia dito que Jesus viria como luz para o mundo, agora Ana dizia do menino para todos os que esperavam a libertação. Jesus emanaria luz de brilho intenso capaz de desacorrentar aqueles feitos prisioneiros pelo pecado. E assim ele viveu para chamar toda a humanidade para participar de sua liberdade.
Somos parte do povo que espera a libertação. Não é mais necessário o trabalho de Ana, de vir nos dizer da existência do menino salvador. Ele próprio vem a cada um de nós, convidando-nos a acolher a sua luz, única luz capaz de aliviar a escuridão que nos persegue. A luz de Cristo é a luz do ressuscitado, que nos distancia da morte e nos faz próximos de Deus.
Neste fim de ano, pensemos naquilo que nos acorrenta, e que nos faz clamar pela libertação de Jesus. Que tipo de liberdade Jesus vem nos trazer? Qual é a liberdade de Jesus?
Recorramos sempre à Palavra de Deus, que nos é mensagem de libertação, porque contém a luz da vida de Cristo. Afinal, a Palavra é lâmpada para nossos pés, luz para nosso caminho (Salmo 119).
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.