“…Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus.”
28 de outubro de 2022“Hoje eu devo ficar na tua casa”
30 de outubro de 202229 de outubro, 30º semana do tempo comum
(Evangelho de Lc 1.7-11)
“Aquele que se enaltece será humilhado, e quem se humilhar será enaltecido”
Leitura: o que o texto diz?
A passagem do texto de hoje apresenta Jesus que vai na casa de um fariseu, ele chega, e todos ali ficam olhando para suas atitudes e sua linguagem. Nesta passagem, já temos a clara percepção que se inicia a perseguição ao mestre. Depois, tomando os versículos de Lc 14,7-11 Jesus observa o tipo de comportamento que os judeus têm em momentos festivos e celebrativos. O mesmo irá dizer que é necessário sentar ou ficar em ultimo caso, para ser servido ou chamado, e nunca querer ser expoente público.
Meditação: O que o texto me diz?
O texto age de maneira direta, Jesus quando retrata essa situação não demora em muitas palavras, mas procura ser claro o bastante para que gere conversão em nossos corações. Não devemos buscar os primeiros lugares, mas sim nos dedicar ao Senhor, e esperar dele o juízo final. Portanto, observemos nossas atitudes.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Rezemos desde então com tudo aquilo que detém nossa atenção no texto. Jesus observa as atitudes daqueles que sentam a mesa, e isso tem um sentido, diante da mesa do senhor quando estivermos em oração, busquemos nos dedicar a oração e a humildade, e no constante reconhecer que somos pessoas necessitadas do olhar e que não estamos preparados por completo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
O texto gera em nós uma contemplação que faz com que nos dediquemos a orar e pensar em nossas atitudes. Foquemos nosso olhar no caminho que é Jesus, e que o mesmo apresenta todos os elementos que são necessários para nossa salvação. Busquemos observar todos os aspectos que nos rodeiam e nos fazem ser pessoas que sufocantes,
Ação: O que esse texto me faz agir?
Assim como Jesus apresenta a dinâmica do evangelho, procuremos a cada dia dá espaço para nossos irmãos, e entender que não apenas nós, mas todos merecem o primeiro lugar no banquete do reino dos Deus. Aprendamos a nos dedicar no serviço ao próximo, a antes dar o lugar aos menos favorecidos. Nos dediquemos no serviço e carinho ao nosso semelhante.
Gerferson Moura – Instituto Nova Jerusalém