A Luz veio ao mundo
19 de abril de 2023É preciso participar para que o milagre aconteça…
21 de abril de 20232ª SEMANA DA PÁSCOA
Quinta-feira – 20/04/23
Jo 3,31-36 – “Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna”
Leitura: O que o texto diz?
Este trecho é como que uma retomada do diálogo de Jesus com Nicodemos, que refletimos nesta semana. Parece-nos confuso, mas …Jesus fala do alto, de quem realmente vem do céu, vem de Deus. Fala-nos do testemunho. Dá testemunho somente quem conhece, vê e ouve. Fala Dele (Jesus) que dá testemunho de Deus e afirma que aqueles que Nele creem reconhecem que Deus é verdadeiro. Quem crê em Jesus possui a vida eterna, mas aquele que o rejeita não.
Meditação: O que o texto me diz?
Quanta verdade num trecho tão pequeno: se acreditamos que Jesus é o Filho de Deus, o enviado, reconhecemos tudo o que Ele nos ensinou, portanto podemos e devemos olhar para o céu reconhecendo e testemunhando tudo o que Deus fez e faz por nós. Aqueles que não creem, têm referência somente nas coisas da terra, que são incertas. Quem tem Jesus no coração age com firmeza, coragem, tem ações nobres, dignas e são pessoas do bem. Aqueles que não o conhecem, não O aceitam, agem de maneira limitada e mesquinha.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Senhor Jesus, será que sou do céu? Será que tenho testemunhado com verdade, com determinação o quanto O amo? Será que minhas atitudes demostram que o Senhor é meu Caminho, Verdade e Vida? Será que minhas ações demonstram que acredito totalmente no Senhor, que me leva a Deus? Será que atesto com palavras, com ações e com a vida, que o Senhor é o único Deus verdadeiro? Senhor, me ajude a permanecer firme na fé, buscando, sem cessar, tudo aquilo que me leva a Ti. E que um dia, face a face, eu O encontre e que possa permanecer, junto a Ti, nos céus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Nos faz refletir sobre o nosso testemunho cristão. Somos do céu ou da terra? Muitas vezes temos atitudes que deixam em dúvida quem somos nós. O texto nos mostra que as pessoas que creem em Jesus, têm atitudes inquestionáveis, atitudes que demonstram quem é o seu Mestre. Se somos de Deus precisamos falar e testemunhar, com grandeza, o que trazemos em nós. O discípulo missionário precisa revelar quem é o seu Mestre. Muitas vezes o mundo é muito atraente, mas são as coisas do alto que nos levarão a vida eterna. O mundo precisa conhecer mais e melhor o Mestre e somos nós, cristãos, cidadãos dos céus, peregrinando na terra, que precisamos revela-Lo, através de nossas palavras e ações.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Querer sempre mais e mais estar junto de Deus na eternidade, na certeza que a felicidade plena nos espera. Que as coisas deste mundo não nos tirem o foco, não nos tirem da missão de fazer o bem, de transformar vidas e pessoas, de fazer deste um mundo melhor. Que o mundo nos veja como discípulos do Mestre, pois é Ele que nos leva até Deus. Que estejamos sempre atentos ao nosso testemunho, que revela em quem cremos e como cremos. É bom repetir sempre que “somos cidadãos dos céus, peregrinando na terra,” portanto cuidemos para nossa volta aos céus.
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG