
Bendita és tu…
12 de dezembro de 2025
13 de dezembro, Sábado, Memória de Santa Luzia.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 1,39-47
Leitura: O que o texto diz?
Neste sábado, somos alertados a não pensar que a realidade será exatamente como esperamos em nossa imaginação. Do contrário, aquilo que era esperado vem e vai embora, e nem sequer conseguimos notar a sua presença. O mesmo pode acontecer em relação a Jesus.
Meditação: O que o texto me diz?
Precisamos alimentar em nosso coração a espera pela chegada de Jesus. No entanto, devemos deixar que o próprio Deus possa abrir nossos olhos, por meio da escuta de Palavra, para que o que esperamos ganhe os contornos reais. Elias era esperado novamente, mas seu papel foi executado por João Batista, e poucos perceberam isso. Devemos tomar cuidado para que nossa imagem de Jesus não nos faça perder a graça de sua presença na vida cotidiana.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a luz do discernimento a cada dia de sua vida. Apresente ao Senhor o que se passa em seu coração.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Tens deixado a Palavra de Deus alcançar seu coração e questioná-lo? Deus ainda te surpreende ou pensa que já sabe tudo sobre ele?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Uma coisa fabulosa de nosso Deus é que ele não desiste. Portanto, se nós nos iludimos com uma imagem de Jesus que não se encaixa naquilo que ele é, deixemos que as leituras do Evangelho nesse tempo de Advento modelem realmente Jesus em nós. Assim, não deixaremos passar outro momento em que ele se manifesta em nosso cotidiano.



