“Eu te louvo, Pai do céu e da terra…”
14 de julho de 2021Quem faz a vontade de meu Pai… esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe
16 de julho de 2021QUINTA – FEIRA – 15/07/2021
15ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mt 11, 28-30
“Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração”
Inicie com uma oração ao Espírito Santo.
Faça um momento de silêncio e ouça com atenção as palavras de Jesus.
Refrão meditativo: Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
O evangelho de hoje inicia com uma frase de Jesus que diz: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrarei descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Para entender melhor o texto podemos voltar ao versículo 27 que o antecede e traz uma afirmação de Jesus: “Ninguém conhece o Filho senão o Pai, como também ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar”. Há um conhecimento profundo de intimidade entre o Pai e o Filho. Este conhecimento profundo que existe entre o Pai e o Filho, somente o Filho pode revelar aos outros. E quem são esses outros? Jesus afirma que só ele pode revelar os conhecimentos do Pai. O conhecimento vem de Deus e não das leis que impunham fardos pesados aos pequenos do Reino: os pobres e marginalizados. As leis de Pureza e impureza difícil de ser cumpridas pelos pastores, pobres, doentes e trabalhadores da terra.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto. O que Jesus quer nos dizer quando diz: vós estais cansados. Cansados de que? O que significa dizer: Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim.
Também sou esse discípulo que carrega o peso da lei, das normas estabelecidas pelos governantes, salários insuficientes para a sobrevivência de uma pessoa? Quais os jugos estão sendo impostos às pessoas, nos tempos atuais? Quem busca Jesus pode encontrar o descanso, pois seu jugo é leve, seu mandamento é o amor
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O que podes pedir a Deus? Pedir força para suportar o jugo pesado do desemprego, do desamor? Que o Senhor nos envie sua força e nos ajude a enfrentar os problemas que vão surgindo: violências, injustiças, descasos. Que ele alivie a dor da pessoa que sofre. Afasta o medo e liberta da opressão.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Silêncio. Traga para sua imaginação a cena do evangelho. Jesus que cuida das pessoas. Apresenta-se solitário a elas. No silêncio podemos sentir a força que emana de Jesus. Se vamos até ele, o nosso jugo se torna mais leve. Ele afasta os nossos medos; Com Jesus aprendemos a superar os momentos difíceis. Com ele aprendemos a acolher os rejeitados e excluídos.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que compromisso pode ser assumido? Como podemos aliviar o jugo das costas dos mais fracos? Refletir sobre quais atitudes posso tomar diante dos fatos da vida que ferem e matam os pequenos que vivem subjugados aos mais fortes e poderosos.
Neuza Silveira de Souza. Especialista em Catequética, Membro da Comissão de Animação Bíblico-Catequético do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.