O que trago nas mãos?
8 de abril de 2022“Jesus caminhava a frente dos discípulos”
10 de abril de 20225ª SEMANA DA QUARESMA
Sábado – 09/04/22
Jo 11,45-56 – Apesar de tantos sinais muitos não veem
- Leitura: O que o texto diz?
Este evangelho vem em seguida ao último dos 07 (sete) sinais apresentados por João, que é a ressurreição de Lázaro. Este milagre fez com que muitos acreditassem em Jesus, afinal Lázaro estava morto há 04 dias e o morto voltou à vida. Mas, muitos não creram e foram denunciá-Lo as autoridades judaicas. E então começaram a tramar a morte de Jesus e Caifás, ironicamente, coloca que a morte daquele único Homem seria a libertação de todos. Estava se aproximando a Páscoa.
- Meditação: O que o texto me diz?
Novamente foram apresentadas as escolhas: alguns acreditaram no que viram e outros optaram por outro caminho, que era a trama contra Jesus. Hoje, os sinais de Jesus em nossas vidas são constantes, às vezes acreditamos, outras vezes parece que não enxergamos ou pior, optamos por ignorá-Los. O sangue de Jesus servia para lavar os erros de tantos, e na verdade sabemos, que o seu sangue resgatou a humanidade para junto de Deus. Às vésperas da semana santa, pensemos qual é a nossa escolha hoje? Onde Jesus está hoje em nossas vidas?
- Oração: O que o texto me faz?
O texto nos faz pensar que apesar de tantos sinais de amor, de tantas palavras de vida, de tantos resgastes testemunhados, as pessoas ainda escolheram a morte. Precisamos estar atentos a tantas coisas boas que nos acontecem, diariamente, e não buscar detalhes que nos fazem perder a sensibilidade diante dos sinais. Senhor, que saibamos reconhecer teus sinais que nos acolhem cada vez mais no teu Reino!
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Nos faz pensar em quanto tempo perdemos com aquilo que não é bom, que gera a morte, que nos afasta de Deus e do próximo. A pior cegueira é de quem não quer ver ou de quem finge não ver. Ela bloqueia os olhos e endurece o coração. Jesus não realiza milagres pela metade e não brinca com nossas vidas, seus sinais são reais e transformadores, mas exige a fé e então é questão de querer acreditar, de permitir-se reconhecer que Ele é o Senhor que gera a vida e não que traz a morte. Novamente, é questão de escolha.
- Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Amanhã começa a Semana Santa e somos convidados a caminhar com Jesus, que entra triunfante em Jerusalém, mas é condenado a morte, logo em seguida. Uma reflexão profunda, aqueles que o aclamam, também o condenam. Precisamos ser vigilantes de nossas palavras, de nossas atitudes e de nossas vidas. Nós sabemos que a cruz não é a vencedora, mas sabemos que o sofrimento foi imposto ao Cristo, que veio anunciar a VIDA. Vivamos intensamente esta semana, fazendo dela uma grande reflexão para que a Páscoa seja de fato, o grande sinal da esperança.
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG