“…porque meus olhos viram a tua salvação..”
2 de fevereiro de 2025em sua misericórdia, fez por ti”.
3 de fevereiro, 2ª feira, 4ª semana do Tempo Comum.
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra.
Leia o evangelho de Marcos 5,1-20
Leitura: o que o texto diz?
Hoje Jesus está na região de Gerasa, que fica à margem do mar da Galileia, e viu um homem possuído por um espírito mau que o fazia viver no cemitério. Com medo, algumas pessoas tentaram contê-lo, o amarrando em grilhões, mas não adiantava. Jesus se aproxima, conversa com o espírito mau que diz seu nome “Legião”, revelando assim o nome que é dado ao exército romano, que avança com truculência, em nome de uma política que marginaliza, extorque e mata.
Meditação: o que o texto me diz?
Ao ser curado, o homem quis seguir com Jesus quando percebeu que ele entrou na barca. Jesus pediu que ele voltasse para sua família e anunciasse toda a misericórdia de Deus. O homem anunciou as maravilhas que aconteceu na sua vida. As pessoas ficavam admiradas porque conheciam o homem quando se feria com pedras e despedaçava grilhões. No Reino anunciado por Jesus, não há impuros ou “espíritos de morte”, pois todos são chamados à vida plena. E não importa quão “possuído” se esteja, pois basta o coração aberto e a busca sincera para, encontrando Jesus, tornar-se seu discípulo e anunciador das maravilhas que ele faz em nós.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor Deus para que tenha um coração aberto ao mundo inteiro. Peça pela paz no mundo.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Toma consciência da fé e da confiança em Deus. Você é capaz de reconhecer na sua vida as maravilhas que o Senhor faz?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
-“Então o homem retirou-se e começou a pregar pela Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.”,nos diz o evangelho de hoje. Somos convidados a anunciar as maravilhas do Senhor em nossa vida, mesmo quando tudo parece sombrio e sem sentido, é necessário buscar a confiança em Deus que nunca abandona os seus.
Equipe Lectionautas