
A compaixão e a indiferença
28 de setembro de 2025
Então ele enviou mensageiros à sua frente…
30 de setembro de 2025
29 de setembro, 2ª feira, Festa dos arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de João 1,47-51
Leitura: O que o texto diz?
“Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi.” Figueira: árvore bonita que simboliza a Lei de Deus. Somos chamados a nos encontrarmos debaixo da Palavra que nos conduz a Jesus, o verbo que se fez carne. Relação de intimidade que nos faz caminhar na verdade e na justiça.
Meditação: O que o texto me diz?
A Palavra de Deus revela a intenção do nosso coração. Quem lhe é fiel, caminha na justiça, sem falsidade e se coloca à disposição para servir os irmãos e irmãs.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Investigue o teu coração. Nele habita a verdade que revelas a Deus. O senhor te busca e deseja encontrar-te debaixo da Sua Palavra. Que ela te conduza ao encontro com a vida que é nosso Senhor. Termina tua oração com o desejo de também seres tu um mensageiro da bondade e do cuidado de Deus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Como acolhes a Palavra de Deus? A verdade do teu coração é capaz de atrair a atenção de Jesus? Te deixas conhecer pelo Senhor? Estás pronto para ver coisas maiores que Deus preparou para ti?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Vivemos a graça do tempo presente na companhia do Senhor que não nos abandona. Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael nos recordam do cuidado amoroso de Deus que sempre nos protege e nos guarda.
– Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador,
se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege,
me guarde, me governe e me ilumine. Amém!