“Qual dos dois amarás mais?”
17 de setembro de 2020“O semeador saiu a semear sua semente”
19 de setembro de 2020“Andava por cidades e povoados”
18/09/2020 – Lc 8,1-3
Leitura: o que o texto diz?
A narrativa abre o capítulo apresentando Jesus como um andarilho que aparentemente não faz outra coisa a não ser anunciar a Boa Nova do Reino de Deus. Logo em seguida, acrescenta o detalhe das companhias que seguem junto com o Cristo e uma grande novidade para aquele contexto, a saber, o acolhimento de seguidoras (mulheres). O texto ainda nos mostra que as mesmas, tiveram experiências fundamentais e marcantes com a pessoa de Jesus e que certamente as impulsionaram a segui-lo.
Meditação: o que o Senhor me diz por meio da Palavra?
A experiência dos seguidores é determinante para a decisão firme de segui-lo até o fim. O texto parece querer que percebamos o quão grato são seus seguidores e quão dispostos aparentam estar seguindo os passos do mestre.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, ser teu seguidor não é função, cargo ou obrigação, mas sim, gratidão e comprometimento com a boa nova do reino. Seguir a ti Senhor, nos alegra o coração e a alma.
Contemplação: o que Deus, através do texto, faz em mim?
Estar unidos à missão de Jesus, mais do que próximo, porém junto aos seus feitos, contemplando e experimentando seus gestos amorosos é fonte de intenso gozo espiritual, pois ao te ver agir, presenciamos a ação de Deus junto ao povo que te segue.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
O texto nos mostra que não há diferença nenhuma entre o seguimento entre homens e mulheres e nem alguma dificuldade com o passado das seguidoras de Jesus. Sendo assim, abramo-nos para o seguimento com o diferente, com aqueles que tiveram experiências diferentes ou opostas as suas.
Ir. Luiz Antonio dos Santos Vieira, INJ
Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduado em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e Graduando Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN)