
“Porque meus olhos viram a tua salvação”
29 de dezembro de 2025
30 de dezembro, 3ª feira, 6º dia na Oitava de Natal.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 2,36-40
Leitura: O que o texto diz?
Estava ainda no templo a família de Nazaré para cumprir o que prescrevia a lei quando são percebidos por Ana, uma viúva já idosa que não saía do templo dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. Ela vê Simeão com o menino Jesus nos braços, o reconhece como o Salvador e começa imediatamente a anunciar que ele é o libertador esperado.
Meditação: O que o texto me diz?
Chama-nos atenção a esperança que habitava o coração de Ana. Ao passar dia e noite oferecendo a Deus jejuns e orações, alimentava sua esperança naquele que estava por vir. Mesmo de idade avançada, não se cansava de esperar. Seu coração permanecia atento de tal forma que logo que avistara o Menino Jesus, notou, pela ação do Espírito Santo, que ali estava o Messias tão esperado. E nós repetimos muitas vezes que acreditamos em Jesus, mas logo esquecemos, permitindo assim, que nossa esperança seja enfraquecida e caímos no desânimo. O evangelho de hoje convida-nos a renovar nossa esperança! É necessário, recordar dia e noite a presença de Jesus que se faz viva e real entre nós, que não nos abandona, que a Ele podemos recorrer sem medo e sem dúvidas.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça a Deus a graça de ser “cheia de graça” como Ana. Peça que te ajude a reconhecer a salvação que sempre chega e inesperadamente. Peça ao Senhor que te dê paciência para esperar, para não desistir e acreditar que Ele sempre vem em teu socorro.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
É na ação concreta que a Palavra de Deus toma forma em nossa vida. Ana sabia como alimentar a esperança de seu coração. E você, como tem feito isso? O que você pode fazer para ser como Ana, anunciador da Luz que é Jesus?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Diz o evangelho. “Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém”. Ana conectou sua vida com as batidas do coração de Deus, esteve sempre em oração, sempre no Templo, em sintonia com uma esperança que pairava no ar. O importante é falar do Menino, como Ana; ser profetas e profetisas, em seu nome. Diz o Pe. Adroaldo Palaoro:
“Deixemos que a Ana profetisa que há em todos nós, tenha vida e fale a todos do Menino. Despojemo-nos de tudo o que nos impede ser Ana, daquilo que não nos deixa ser profetas e profetisas”.


