“Administradores do Reino”
19 de outubro de 2022“Reconciliação”
21 de outubro de 202220 de Outubro/2022, 5ª feira da 29ª Semana do Tempo Comum
Evangelho de Lc 12, 49-53
“AMOR, JULGAMENTO OU PURIFICAÇÃO?”
Leitura: O que o texto me diz
Hoje, Jesus vem trazer chama: fogo do amor. As divisões acontecerão porque nem todos se deixarão ser guiados pelo amor de Deus, pela chama que deveria estar acesa na vida de quem o segue, também, o fogo da renovação, do batismo, sacramento básico de todo cristão católico. A morte deve acontecer para viver novamente, com a paz, amor e liberdade. Para viver, deve-se morrer (Jo 12,24-25). Dar espaço à vida nova, a um novo modo de vida, com fé em Deus Pai, como Cristo morreu para ressuscitar (Rm 6,9-10).
Aproximarmos do calor de Cristo é atender ao seu chamado, é purificar-se. Eis a missão do Reino, tentar buscar com que todos possam andar pelo mesmo caminho. Fogo, símbolo da presença do amor de Deus (Dt 4,24; At 2,3), símbolo do julgamento (Lv 10,2; Mt 22,7) ou da purificação (1Pd 1,7). A fidelidade a Jesus ainda é mais importante que a união familiar.
Meditação: O que o texto me diz
Acolher a mensagem e permitir que nos incomode é salutar. Um desconforto que leve a você a refletir sobre algo identificável com sua vida, e que chama atenção para uma possível cura. Se pergunte: Será que sou uma pessoa que tenho fogo e transmito aos demais? Ou minhas ações são farisaicas, as quais profiro uma coisa, porém, exerço outra?
Oração: O que o texto me faz dizer
Será o fogo do Espírito Santo agindo em mim, a partir de agora, é isso que desejo, que clamo ao Senhor, que tua graça chegue, e não com a força da violência, impaciência. Um indivíduo sem tranquilidade, não vive bem.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Embalado na meditação mais intensa, implore um Pentecostes em sua vida, não aceite o fogo do julgamento, mas sim, o da purificação e batismo, sinta como o salmista: “Meu coração queima dentro de mim, ao meditar nisto o fogo se inflama” (Sl 39,4).
Ação: O que o texto me faz agir
Com o coração ardendo na chama da paz e do amor, somos impulsionados a seguir com a necessidade de ver os irmãos com os mesmos sentimentos. A caridade não é somente material, mas principalmente, espiritual. Que não haja tantas divisões nas famílias por falta de fé em Jesus, que todos queiram sentir a paz de Cristo, não proferir julgamentos.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.