Muito trabalho porque poucos trabalham”
18 de junho de 2023Amai os vossos inimigos…
20 de junho de 202319 de junho de 2023, 2ª feira,11ª Semana do Tempo Comum.
Evangelho – Mt 5,38-42
“Amor cristão é mais do que afeição”.
O que o texto me diz?
Com calma releia o trecho bíblico: Mt 5,38-42 , coloque-se na cena e abra-se ao Espírito Santo. Jesus ensina a ser longânimes, a não responder com a vingança ou com a intolerância às ofensas. Assim se quebra a espiral da violência e da prepotência. Nos recorda são Paulo: “Não pagueis a ninguém o mal com o mal… Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12, 17.21).
Jesus ensina: não vinguem quem vos faz mal, não respondam com ódio (v.39). Entre buscar vingança e buscar justiça há uma linha muito tênue, Jesus pede para ir além. Encare o conflito como um exercício de amor (v.40). Jesus disse que andamos um pouco mais com a carga, será que isso é deixar-se levar por cima dos outros? E aprendendo com isso, podemos responder a um fardo, com frustração e acabar cheios de raiva ou podemos pegar a Cruz, abraçá-la e acabar cheios de sabedoria e amor (v.41). Por fim, Jesus quer nos ensinar algo muito importante, por mais difícil que seja a situação que vivemos, sempre teremos algo a contribuir, sempre teremos uma oportunidade de ajudar (v.42).
O que o texto me diz?
Neste momento deixe-se interpelar pela Palavra de Deus, deixe-a falar ao seu coração.
Num mundo onde abundam a violência, o ódio e a vingança, sou capaz de controlar os meus instintos, de me deixar conduzir pelo amor de Deus? Posso responder ao ódio com amor para que eu possa pará-lo?
Em um mundo onde cada um puxa para o seu lado. Posso ir além e abrir mão da vingança e do ganho pessoal para resolver um conflito usando a sabedoria e o amor de Deus?
Em um mundo cheio de surpresas, injustiças e situações fora do nosso controle, eu abraço minha cruz com amor para aprender e buscar sabedoria, ou eu a nego e me encho de ressentimento e raiva?
Em um mundo onde reina o egoísmo e as pessoas se esqueceram que somos irmãos. Posso recorrer à generosidade de coração?
O que o texto me faz dizer a Deus?
Estando em profunda oração, apresenta ao Senhor a tua vida, a tua existência e o que tens como necessidade mais verdadeira. Deixa-te envolver pelo olhar amoroso de Jesus! Acolhe Deus que te acolhe! Sacia-te Dele. Pede que Jesus faça o teu coração semelhante ao dele!
O que Deus, através do texto, faz em mim?
Observar o imperativo de Jesus “Amai os vossos inimigos”, e entender o ir além que está: “Orai por quem vos persegue”. Colocar-se diante do Sumo Bem, numa atitude orante, a fim de aprendermos que o amor gratuito é o único caminho de vencer a violência do não amar, é aprender que Ele nos ama apesar de não compreendermos a totalidade desse amor.
O que o texto me impulsiona a fazer?
Com as suas palavras, invoque mais uma vez o Espírito Santo, na sua vida, na sua casa, na sua oração diária. Já pensou em louvar ao Senhor? E rezar pelos inimigos? Vamos juntos com a Virgem Maria suplicar a misericórdia e o amor de Deus para aqueles que são maus e vivem longe do Senhor Deus.
Ir.Cleilton Alves da Silva,INJ
(Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém, graduando em Filosofia pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí / ICESPI, mora atualmente em Teresina/Pi).