“Ele não é Deus de mortos, mas de vivos!”
3 de junho de 2020“O próprio Davi chama o Messias de Senhor”
5 de junho de 202004/06/2020
Mc 12, 28b-34 – “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração”
Leitura: O que o texto diz?
O texto de hoje nos apresenta Jesus que mais vez é questionado, agora por um mestre da lei (Escriba) que o interroga sobre qual seria o mandamento mais importante. Amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo, responde Jesus. Uma resposta que agrada ao mestre da lei e que leva Jesus a considera-lo como alguém que não está longe do Reino de Deus. A ênfase dada por Jesus a estes mandamentos revela a chave para o céu. Amar a Deus acima de tudo sem nada antepor a esse amor e tendo como seu transbordamento o amor ao próximo, é a síntese prática de tudo que podemos fazer para estarmos unidos a Deus. São mandamentos que coexistem e qualquer outro gesto “holocaustos ou sacrifícios” não se equiparam a vivência profunda do amor.
Como você recebe esse Evangelho de hoje? O que a fala de Jesus provoca em você? Note os principais pontos que te chamaram atenção e o que eles comunicam a você.
Meditação: O que o texto me diz?
É incrível o poder da Palavra de Deus, dela podemos extrair tesouros inesgotáveis e sempre novos. Quem a medita com o coração sincero e dócil sempre pode sentir o poder desta Palavra que transcende épocas e realidades.
No texto Jesus conversava com um mestre da lei e hoje ele fala com você por meio desta Palavra. Neste diálogo o que ele te fala? Será necessário dar mais espaço ao amor de Deus na sua vida? Amar mais ao próximo de modo concreto? Perdoar? Praticar a caridade? Permita que a Boa Nova de hoje visite os espaços da sua vida lhe comunicando seu poder renovador.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Diante do que Deus te fala pela sua Palavra, o que dizer? Como seu coração se sente agora? O que ele deseja expressar? Esse é o momento de corresponder a Deus, dar resposta mais forte e fervorosa que está no seu coração. Ele deseja te escutar.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
A mesma Palavra que jamais se cala, produz um silêncio profundo que une seu coração ao coração do Pai. Após ter dito a Deus sua resposta é chegado o momento de contemplar seus efeitos magníficos. Contemple agora os caminhos que essa Palavra foi trilhando dentro de você, as proporções que ela tomou, as realidades da sua vida que ela visitou e realizou algo novo. Você já pode perceber os frutos desta Palavra em sua vida!
Ação: Que gestos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
A Palavra de Deus é verbo, ação sem fim, Ela gera vida em todo aquele que a medita na intimidade do coração. O Evangelho deste dia é como uma “receita” refletida na história da sua vida, ela orienta como bem viver o céu já aqui na terra: “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Agora como que em um espelho deixe essa verdade refletir em sua vida, encontrar o lugar dela! Identifique que gestos concretos são suscitados hoje em você? Que coisas ou pessoas estão tomando o lugar de Deus em seu coração? Que pessoas você precisa perdoar? Deve perdão a você mesmo? Que gestos de caridade pode começar a realizar a partir de hoje? Como dar uma resposta concreta diante desta Palavra que age continuamente em você? Que os frutos do Evangelho de hoje se concretizem em sua vida!
Kelviane Pontes
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela FCF. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduanda em Teologia pela FCF. Mora em Maracanaú-CE, Brasil.