“Convidai todos que encontrar”
20 de agosto de 2020“Eis aqui a serva do Senhor”
22 de agosto de 202021 de agosto
Mt 22,33-40 – “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração”
Leitura: O que o texto diz?
No tempo de Jesus, os fariseus enxergavam 613 preceitos na lei, 365 proibições e 248 mandamentos. Trazem então uma questão para Jesus: “Mestre, qual é o maior mandamento da lei?” Jesus reinterpreta todo o Antigo Testamento. Une os textos de Dt 6,5 e Lc 19,18 para afirmar o amor a Deus e ao próximo como síntese de toda a lei e os profetas. Não se pode pensar o amor a Deus desvinculado do cuidado para com o próximo. Amar a Deus significa torná-Lo absoluto em nossa vida, vencer o egoísmo e não deixar ser movido pelo ódio, vingança, violência e sede de poder. O amor a Deus se concretiza no amor ao próximo, na sensibilidade para com os sofredores e no cuidado com a vida.
Meditação: O que o Senhor nos diz pela Palavra?
Jesus traça uma exigência fundamental para o discipulado cristão que o torna diferente das demais religiões de seu tempo: o amor a Deus se expressa no amor e cuidado para com o próximo, que inclui a oração pelos os inimigos. Jesus desafia o ser humano a vencer o egoísmo que está na raiz de todos os males, colocando no centro o próximo.
Oração: O que falamos ao Senhor motivados pela Palavra?
Na oração podemos abrir nosso coração a Deus, apresentando nossas luzes e sombras, capacidades e limites. Dirija sua oração ressaltando como esta palavra de Jesus ecoa em seu coração.
Contemplação: Que conversão provoca em nós a Palavra?
O amor a Deus e ao próximo só é possível quando Deus se torna o absoluto em nossa vida, ocupa o centro do nosso coração e da nossa ação. Qual o espaço Deus ocupa em sua vida? Como torná-Lo o absoluto em nossa vida?
Ação: Que ações nos convida o Senhor a realizar?
O amor a Deus e ao próximo se expressa em ações concretas cotidianas e ordinárias. Quais atitudes, em seu dia-a-dia, você pode assumir?
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Especialista em Sagradas Escrituras pelas Faculdades EST, formado em filosofia, teologia e história. Trabalha na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Tauá-CE e colabora na formação bíblica através de cursos e do canal Ecos da Vida.