“…hoje preciso ficar em sua casa”
16 de novembro de 2021Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!
18 de novembro de 202117 de novembro, 4ª Feira da 33ª Semana do Tempo Comum.
Evangelho – Lc 19,11-28
Leitura: O que o texto diz
Na subida para Jerusalém, Jesus revela a dinâmica do Reino aos seus discípulos. O caminho do Reino não se dá por uma espera passiva, exige empenho, esforço e dedicação. É preciso arriscar-se, colocar-se em ação, fazer frutificar os dons que Deus nos deu e saber colocá-los a serviço da vida e da esperança. Quanto maior o empenho na causa do Reino, maior nossa proximidade com a salvação oferecida por Jesus.
Meditação: O que o texto me diz
Na dinâmica do Reino, Deus nunca age sozinho. Para formar o povo, chamou Abraão, para libertar o povo do Egito, contou com Moisés, para acordar a memória do povo, suscitou profetas e profetizas. Jesus escolheu os apóstolos para dar continuidade à sua missão. Por isso todo batizado é um continuador da missão de Jesus no mundo. Os discípulos e cada um de nós somos chamados a colocar os nossos dons a serviço do Reino, a serviço da vida. Na medida em que nos doamos, nos arriscamos a serviço da vida, crescemos e ajudamos o mundo a ser melhor.
Oração: O que o texto me faz dizer
Fale com o Senhor sobre os passos que você pode dar para colocar os seus dons a serviço do Reino de Deus, na alegria e na esperança… Peça a graça de sempre amar despojadamente, colocando-se sempre a serviço…
Contemplação: O que o texto faz em mim
O próprio Senhor nos atrai e sustenta o nosso esforço, resposta de amor. Então, sem ofuscar a beleza da mensagem evangélica, os dons recebidos tornam-se força capaz de fecundar nossa vida humana em seu ser e agir, nos aperfeiçoando à imagem e semelhança de Deus.
Ação: O que eu posso fazer a partir do evangelho
Que na família, no trabalho, nos relacionamentos, na comunidade cristã, possamos ser capaz de frutificar os talentos de inteligência, de saúde, de simpatia, de gentileza, ao invés de cultivar o desânimo e a preguiça. Que hoje possamos defender os valores da vida, da verdade, da solidariedade e da fraternidade. Temos tudo para ser feliz, podemos render os talentos que recebemos, vivendo o amor em todas as pequenas coisas do dia.
Equipe do Lectionautas.