O sinal é o Reino de Deus
11 de março de 2021Quem se humilha será exaltado
13 de março de 2021SEXTA-FEIRA (12/03/2021)
Mc 12, 28b-34 – Amar a Deus e ao próximo
- Leitura: o que o texto diz?
Jesus surpreende um dos doutores da lei com sua resposta. Ele define o amor a Deus e à próximo como forma perfeita de vivenciar a lei. Quem ama a Deus, com toda a sua força, com toda sua alma e coração sai para amar o irmão na mesma medida que a si mesmo.
- Meditação: O que o texto me diz?
Olhe para o texto e perceba o que ele diz sobre a dimensão do Amor e sua práxis. Eu sinto o Amor de Deus e faço experiência dele, mas ele me faz sair para buscar amar aquele que está próximo, na minha realidade. O texto nos diz que o Amor é um êxodo constante de si para o outro e Deus.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
A Palavra de Jesus é central no Evangelho. Nem sempre é fácil viver por Cristo e sua missão. Fora da comunidade existe o mal e dentro dela ás vezes se faz presente. Fora ou dentro, a renúncia deve existir e, também, a confiança na Palavra. Amar ao próximo é um desafio na minha casa, no meu trabalho, entre amigos e todos os grupos de vivência. Mas esse é um caminho que vale mais que todos os sacrifícios e holocaustos. Fale com o Senhor sobre seus medos e desafios para viver o amor a Deus e ao próximo.
- Contemplação: o que o texto faz em mim?
O amor de Jesus me faz aprofundar a experiência do amor ao próximo como a mim mesmo. Chama-me ao aprofundamento – Quanto mais conheço Jesus mais aumenta minha sede e fome de Sua Palavra. Ninguém que, verdadeiramente, se deixa ser tocado por Ela, fica inerte. Ela nos convoca e nos envia. E, principalmente, Ela não nos deixa ser levados pelos valores dominantes da sociedade.
- Ação: o que posso fazer a partir do texto?
“Se Deus viesse à nossa porta, como seria recebido? Aquele que bate à nossa porta, em busca de conforto para a sua dor, para o seu sofrimento, é um outro Cristo que nos procura”, nos questiona a Santa Irmã Dulce dos Pobres. Hoje, a sugestão da ação é ouvir um pouco dessa frase e visitar esse texto do Evangelho ao longo do dia, me entender qual renúncia a fazer, para que hoje meu coração se torne disponível a Deus e ajude alguém que precise de mim.
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa – padre da Diocese de Luz-MG, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2
imagem: pexels.com