
“Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo”
22 de maio de 2025
“Eu vos escolhi”
24 de maio de 2025
23 de maio, 6ª-feira, 5ª Semana da Páscoa
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Peça ao Senhor a graça de compreender sua Palavra e que ela o ajude a ser a presença de Deus, no coração da humanidade.
Ler o Evangelho de João 15,12-17
Leitura. O que diz o texto?
Jesus continua sua conversa com os discípulos. Reafirma a essência do ensinamento da vida cristã, para que fique guardado no coração dos discípulos: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. Amar como Jesus é doar-se, estar à serviço da vida. Ele lembra a relação estabelecida com os discípulos: “Eu chamo-vos amigos…”. A amizade de Jesus é transparente, revelou tudo o que do Pai ouviu. Amizade que é causa de alegria e permanência Ele. É de Jesus a iniciativa da escolha e acolhida dos amigos. Ele quer contar com a ajuda de cada um, e confia a missão de “produzir frutos”. Reafirma a identidade cristã: “Amai-vos uns aos outros”.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Jesus diz para amar como Ele, portanto, amar a todos sem distinção, amar até a doação total de si, como Ele o fez. Fazer amigos é especialidade de Jesus, escolhe os companheiros de caminhada, é fiel, transparente nas relações, não guardou segredos, tudo o que ouviu do Pai ele comunicou. Deixa assim o modelo da vivência comunitária, relação transparente de amor e partilha da vida e da experiência de Deus. Como tem vivido a relação de amor e amizade em sua comunidade? A presença de Jesus é fonte de alegria em sua vida?
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Na alegria de ser, também escolhido(a) e amado(a) por Jesus, eleve a Ele a sua gratidão por este pelo dom. Peça ao Espírito Santo a graça de crescer na amizade, cada dia mais servir e amar.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
“…Fui eu que vos escolhi”, nos diz Jesus. A alegria e a certeza do seu amor fortalece. Ser por Ele escolhido, acompanhado, enche de confiança. Tem experimentado em suas relações, a vivência da alegria, da transparência, na confiança e amizade mútua? Em que pode melhorar na vivência do mandamento de Jesus?
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
A certeza da graça de ser escolhido(a) por Jesus, para viver na alegria da vida e amizade com Ele dá sentido a vida e força para realizar a missão que Ele confiou a você.
Como tem experimentado a alegria da amizade e do mandamento do amor? Como melhor pode vivê-lo e fazê-lo frutificar no mundo.