Deus não quer vingança!
17 de junho de 2024Viver sob o olhar amoroso do Pai que tudo vê
19 de junho de 202418 de junho, terça-feira, 11ª Semana do Tempo Comum
Escolha um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Acalme os pensamentos e, para isso, respire fundo várias vezes. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus 5,43-48
Leitura: O que o texto diz?
Jesus aponta para o diferencial do ser cristão, amar não somente aos que nos amam, retribuindo o amor, mas também: “Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem” Ele afirma. O “comum” é a prática retributiva, amar a quem oferece amor e odiar os inimigos. Contudo Jesus alerta que tal atitude nada tem de extraordinário, pois é uma prática comum entre as pessoas, sejam boas ou más, justas ou injustas. Jesus convida a fazer o extraordinário, a ir além: “Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem”. Não é uma tarefa fácil, nem significa ser conivente com as injustiças e violências. É uma atitude de combate a qualquer tipo de violência.
Meditação: O que o texto me diz?
O Evangelho de hoje é um o convite para a olhar a gratuidade cotidiana de Deus para com todos: maus e bons, justos e injustos, e, como Ele agir, com e por amor. É um chamado a ser mais, a amar gratuitamente, para além da retribuição ao amor recebido.
Oração: O que o texto me faz dizer para Deus?
Peça ao Senhor, a graça, a coragem, a força de amar mais, a crescer na prática do amor incondicional. Agradeça ao Senhor, pela infinita bondade do seu amor, que ama e é pura misericórdia para com todas as pessoas.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Como você se posiciona diante da lógica do ‘Amar o próximo e odiar o inimigo? Há lugar para o ódio em seu coração? Como você se sente diante da afirmação de Jesus: “Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem”? Conhece pessoas que são extraordinárias na atitude de amar, praticar a justiça, lutar contra o mal, sem usar da violência?
Ação: Que ação o texto me leva a realizar?
Jesus disse: “Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos”.É uma atitude possível, há várias pessoas que se movem pela força do amor, são verdadeiros exemplos de bondade, justiça, perdão…
Equipe do Lectionautas