
Bem-aventurado…
10 de setembro de 2025
“Tira primeiro a trave do teu olho”
12 de setembro de 2025
11 de setembro, 5ª feira, 23ª Semana do Tempo Comum
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 6,20-26
Leitura: O que o texto diz?
Neste trecho do Sermão da Planície apresentado pelo evangelista Lucas, nos é exposta a “regra de ouro da vida cristã”, nela Jesus não traz um novo código de leis a ser seguido, mas nos ensina a conduzirmos nossas atitudes por meio do amor, que parte primeiramente de Deus e perdura mesmo para aqueles que são ingratos.
Meditação: O que o texto me diz?
O evangelho nos revela que o amor ao próximo está impregnado em todo o discurso de Jesus, que para melhor dar a conhecer a essência de sua pregação, discorre tratando de situações comuns e desafiadoras da vida. Jesus deseja nos desafiar por meio de sua pregação. Não basta somente seguir preceitos, não basta realizar o “óbvio da fé”, é preciso desafiar-se e pôr-se à disposição para fazer além, conforme a nossa realidade. Isso porque a nós igualmente foi dada a credibilidade por parte de Deus derramando o seu amor sobre nós. Amar o próximo não deve se tratar de uma obrigação, ou de uma troca, mas ao contrário, deve tratar-se de um transbordamento deste amor.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Envolvido pelo evangelho de hoje e tomado pelo que a Palavra realizou em seu coração, faça um momento de memória de sua vida e perceba que gestos concretos seu coração é impulsionado a realizar. Peça ao Senhor pela paz no mundo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
O que você considera mais importante neste discurso de Jesus? O que ele transmite a você?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
” Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso”, diz Jesus.
Envolvida e encerrada pelo amor está toda a lei e toda regra de vida do cristão, é pelo amor e para o amor que Cristo realiza poderosamente suas obras em cada coração. Diz o Pe. Adroaldo Palaoro que “Ser cristão é uma questão de amor: Deus nos ama a fundo perdido”