
“…porque ela mostrou muito amor”
18 de setembro de 202519 de setembro, 6ª feira, 24ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 8,1-3
Leitura: O que o texto diz?
O Evangelho de hoje conta que Jesus percorria as cidades e povoados, proclamando e anunciando o evangelho, e junto com ele caminhavam os doze apóstolos e muitas outras mulheres. Entre elas, estavam a Maria Madalena, Joana e Suzana. Hoje, muitas mulheres dedicam-se aos trabalhos pastorais da Igreja, saem em missão para levar o Evangelho de Jesus Cristo e evangelizam comunidades.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus era seguido por inúmeras mulheres naquele tempo e nos dias de hoje. Sua boa nova transformava a vida das pessoas e ainda mexe com nosso coração e entendimento despertando-nos a ser seus seguidores e continuarmos sua missão no mundo de hoje, amando e servindo.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de continuar o trabalho de Jesus e de seus discípulos… Peça ao Senhor a mesma fidelidade das mulheres que o seguiam e o serviam naquele tempo. Suplique ao Senhor para que você não sucumba ao medo e aos ídolos dos dias de hoje.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Medite: Confia plenamente no Evangelho de Jesus ou se deixa seduzir por outras mensagens, de ódio e mentira? Na Igreja de hoje somos capazes de respeitar o papel protagonista das mulheres ou elas são deixadas de lado nas instâncias decisórias da vida da Igreja?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Estavam com ele os doze, e mais algumas mulheres que tinham sido curadas de maus espíritos e de doenças”. À diferença dos rabinos que não aceitavam as mulheres como discípulas, o evangelista Lucas observa a presença de mulheres que caminhavam com os Doze e colocavam seus bens a serviço. Assim, Jesus supera a tradicional dominação masculina na sociedade judaica. Que nos sintamos corresponsáveis com o anúncio do Evangelho em nossas comunidades, paróquias, a fim de que o mundo se transforme à luz da Palavra de Deus. Diz uma música cantada em nossas comunidades cristãs:
“O Deus que me criou, me quis, me consagrou para anunciar o seu amor. É missão de todos nós, Deus chama, eu quero ouvir a sua voz”