“Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”
28 de janeiro de 2023“Ele foi e começou a proclamar”
30 de janeiro de 202329 de janeiro/2023, Domingo da 4ª Semana do Tempo Comum
(Mt 5,1-12) “Regozijai-vos e alegrai-vos, porque grande é vossa recompensa nos céus”
Leitura: o que o texto diz?
Esse evangelho de hoje, é famoso por esses diversos aspectos que são apresentados em prol do reino de Deus. Chamamos assim de passagem das “bem aventuranças”. Essa passagem irá apresentar tais caminhos que podemos vivenciar no nosso trajeto de vida comum. Todos eles segundo o texto nos conduzirão a salvação. O autor do evangelho de Mateus faz sempre memória a torá, que significa lei de Moisés, E em um dos cinco livros do Pentateuco, Moises subia continuamente para conversa com o senhor. Em Mateus, não será diferente, Jesus sobe para o monte para ensinar e conduzir ao direito e a justiça todo aquele que tem sede de |Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
Tendo realizado a leitura do evangelho, convido a você há refletir um pouco e assim em silêncio, pensar, fazer memória dos pontos mais profundos do texto. Meditemos nas bem-aventuranças e olhemos aquilo que já tentamos vivenciar, saibamos que esse aspecto que trazemos em nós é Dom de Deus em nossas vidas.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Possamos rezar por alguns instantes com esse evangelho, e refletir desta maneira encima daquilo que pretendemos encarar na nossa vocação cristã. O evangelho é claro em todos os aspectos que nos são apresentados. Portanto, escolhamos aquele versículo que mais me chamou atenção e que desta forma exige de mim mesmo uma atenção melhor e detalhada.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Olhemos para qual direção nosso coração foi conduzido, aonde chegamos depois de contemplar a palavra de Deus. Meu coração se encontra em paz, em estado de misericórdia, de justiça, estou sendo perseguido, pobre espiritualmente? Identifiquemos aquilo que mais se caracteriza com nosso estado pessoal.
Ação: O que esse texto me faz agir?
O evangelho é simples e direto naquilo que Jesus apresenta como projeto de vida para nós. Jesus conduz a proposta da mensagem exatamente como uma aventura, pelo qual pode me arriscar por uma via que leva-nos a felicidade, o objetivo final é esse, conduzir o ser humano a felicidade, em Jesus. Que no nosso dia-a-dia possamos transparecer o rosto de Jesus em nossas atitudes.
Ir. Gerfeson Moura,INJ – Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mora em Fortaleza-CE.