“Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se”
9 de junho de 2024“De graça recebestes, de graça deveis dar”
11 de junho de 202410 de Junho de 2024 – 10ª Semana do Tempo Comum
No silêncio do Coração o Espírito faz germinar a tua oração.
Leia o evangelho de Mateus 5, 1-12
Leitura: O que o texto diz?
Aqui se lê uma parte do conhecido Sermão da Montanha. O evangelista Mateus descreve a cena de modo a nos recordar um personagem importante do Antigo Testamento. Jesus está no alto de uma montanha dando aos ouvintes um verdadeiro projeto de vida, assim como Moisés trouxe do alto do Sinai a Lei para ser o modo de viver do Povo de Israel.
Os bem aventurados são os que se assemelham a Jesus no seu modo se agir e de ser. Pobre, puro, manso, misericordioso… São as qualidades do homem e da mulher de Deus que se renovam cada tempo em Jesus Cristo, no Espírito Santo.
Meditação: O que o texto me diz?
A alegria e a exultação vêm de dentro do coração do discípulo que a cada passo vai para dentro do Mistério de Cristo, se assemelha a Ele nas atitudes cotidianas. Esta passagem da Escritura nos provoca a tomar novas decisões, formar um verdadeiro projeto de vida no qual pode-se ser mais do jeito de Jesus.
Como você se encontra hoje? Estufado pelas coisas que conquistou com seu esforço, mas ainda sentindo o vazio da existência? Esvazie-se no Espírito. Triste pelos acontecimentos recentes, mas sem tomar nenhuma atitude positiva? Permita-se chorar aos pés do Senhor. Irado com a vida e com as pessoas ao redor? Acalme-se e pratique a mansidão. Vendo a injustiça e a miséria, qual o sentimento que lhe manifesta?
A misericórdia é um dom de Deus e só vive ela aquele que se permitiu senti-la. Recorde quantas vezes você sentiu isso ou de quem teve misericórdia de você. Agradeça. Purifique o coração, aproximando-se sempre do Senhor, sem medo.
Se pelo nome de cristão você sofre algum tipo de preconceito, você está no caminho.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Jesus, hoje quero sentir a alegria de ser teu a cada decisão por causa do teu Reino eu tomar. Alerta minha atenção para praticar o amor e dá-me a graça da misericórdia.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim e me impulsiona a viver?
Através da meditação, perceba o chamado que Deus faz para você. Que qualidade de Jesus você quer viver hoje?
Fique em Paz.
Antonio C. dos Santos Jr. – Seminarista diocesano – Diocese de Ponta Grossa – PR.