
“Quem não carrega sua cruz não pode ser meu discípulo”
5 de novembro de 2025
06 de Novembro, 5ª feira, 31ª semana do tempo comum
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 15,1-10
Leitura: O que o texto diz?
No Evangelho de hoje Jesus expressa para nós a alegria de encontrar o que está perdido, pois Deus não quer que ninguém se perca. As duas parábolas narradas por Jesus demonstram o modo de agir de Deus. Nelas encontramos a misericórdia de Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
O modo de pensar e de agir de Jesus sempre nos surpreendem. A lógica do Reino é diferente da lógica do mundo. Jesus tem um olhar misericordioso e acolhedor para cada um de nós. Ele nos conhece em nossa particularidade e vai ao nosso encontro quando nos perdemos ou nos afastamos d’Ele. Este é o sentido de ir atrás da ovelha perdida e de varrer a casa atrás da moeda. Repare também que a moeda foi perdida dentro de casa, não raro nos perdemos dentro mesmo de nossas comunidades de fé, isso se dá quando já não vemos sentido naquilo que antes expressava a razão de nossa fé e de nossa esperança. É nossa missão ir atrás daqueles que se encontram sem rumo. Mas é preciso também varrer nossa própria casa interior para recuperar os valores que nós mesmos perdemos em nossa vida pessoal, familiar e comunitária.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de experimentar a sua infinita misericórdia no mais profundo do seu ser, para que possas viver no seu cotidiano o perdão, amor e o cuidado. Peça a Ele que o ajude a viver o perdão traduzido em gestos de amor e bondade.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Relembre os irmãos mais frágeis, os abandonados e desorientados, que se cruzam com você no seu caminho. Como os acolhe? Aproxima-se percorrendo a distância física e psicológica entre o meu mundo e o seu? Diante de Jesus dou conta do meu preconceito e comodismo que me impelem a centrar-me em mim mesmo.
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!” diz o evangelho. Procure identificar as moedas, ou seja, os valores perdidos que precisam ser recuperados.



