“Quem vos escuta, a mim escuta”
6 de outubro de 2023Felizes os que ouvem a Palavra e a põem em prática
7 de outubro de 202307 de outubro, sábado, Memória da Bem-aventurada Virgem Maria do Rosário
De forma amorosa e dispostos a viver a alegria que vem do Senhor, peçamos a luz do Espírito para ouvir sua palavra.
Refrão orante: Dia e noite, vai o teu Espírito Senhor, comigo.
Dia e noite, sei que estás junto a mim.
Lucas 1,26-38
Leitura: O que o texto diz?
A bonita cena do evangelho de hoje, certamente já é conhecida. Contudo a palavra é viva e sempre está a nos trazer a novidade para nossa vida hoje. Deus envia o anjo Gabriel a Nazaré da Galileia, a mensagem é dirigida a Maria, prometida em casamento a José. “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Maria não entende esta saudação. “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Assegura o anjo a Maria, ele explica a proposta de Deus, para que seja a mãe do Salvador. Maria escuta e pergunta como acontecerá. O anjo explica e apresenta o que aconteceu também a sua prima Izabel, que na velhice conceberá um filho e afirma a bela certeza: “… para Deus nada é impossível“. A resposta do anjo deixa mais claro para Maria proposta, ela percebe a importância e talvez tenha pensado nos desafios da proposta, contudo, a saudação do anjo é clara: “O Senhor está contigo”. Ela se entrega ao que Deus está pedindo: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra”.
Meditação: O que o texto me diz?
Relendo o texto, se coloque na cena. Maria é, para nós, o exemplo da escuta, do relacionamento com a Palavra de Deus: ela ouve, medita, acolhe, encarna e a vive, vai meditando e deixando-se moldar pela Palavra, mesmo quando não a entende ou provoca desafios, sofrimentos. Já parou para pensar na ação de Deus ao longo da sua vida? Como tem sido sua escuta da Palavra? Qual chamado Deus fez ou faz a você e, como tem sido sua resposta? Medite a presença e chamado de Deus em sua vida e pense como tem vivido a afirmação do anjo Gabriel: “Não tenhas medo!” “… para Deus nada é impossível”.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Apresente ao Senhor, como Maria, as suas dúvidas, questionamentos, medos… Silencie… Faça uma memória agradecida pelo chamado e pela presença de Deus em sua vida. Abra o coração e peça ao Espírito Santo a coragem, confiança… e que ajude você, como Maria a dizer: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Encerre sua oração, pedindo a intercessão de Maria: “Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós”.
Contemplação: O que Deus, através do texto faz em mim?
O texto exorta à Maria: “Alegra-te” e, também a nós hoje, não nos deixemos contagiar pela tristeza, precisamos despertar a alegria, o entusiasmo em nossas comunidades, recuperar a paz que Jesus nos deixou, para atuarmos frente aos conflitos. A alegria nasce da confiança em Deus que está sempre conosco, não nos abandona e mais, com Ele tudo é possível. Esta seja a certeza sempre: “O Senhor está convosco.”
Ação: O que o texto – e este encontro com a Palavra– me solicita a agir?
“Não temas”, que o medo não paralise, que os desafios não desanimem, com esperança e confiança, ouçamos o que Deus nos solicita. Estamos num momento frutuoso da nossa Igreja, o Sínodo sobre a Sinodalidade que acontece em Roma, com coragem e alegria, possamos ousar a escutar e a colocar em prática esse jeito de ser Igreja. Pense em como pode contribuir para ajudar sua comunidade a manter ou resgatar a alegria do seguimento de Jesus, e juntos assumir o compromisso, tendo como modelo Maria: Faça-se em mim segundo a tua Palavra”.
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e membro da equipe da Especialização em Catequese da PUC-MG