“Hoje vimos coisas maravilhosas”
7 de dezembro de 2020“Vinde a mim e encontrareis descanso”
9 de dezembro de 2020Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora (08 de dezembro – terça-feira)
Evangelho: Lucas 1,26-38 – “Alegra-te cheia de Graça!”
Leitura: O que o texto me diz?
O evangelho de hoje nos introduz ao Mistério da Encarnação do Filho de Deus em vista do qual se deu a Imaculada Conceição de Maria. A saudação: “Alegra-te, cheia de graça” expressa a vocação de Maria, escolhida para participar plenamente da graça de Cristo. “O Senhor está contigo” e realizará a obra da salvação por meio de ti, por isso “não temas Maria!” Maria ficou perturbada porque reconheceu a sua pequenez diante da grande missão que lhe é confiada: ser a mãe do Messias. Mas, consciente da necessidade de transformação que os pobres tanto esperavam, com coragem, se coloca à serviço do Projeto de Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
O Cristo que Maria acolheu em seu seio imaculado necessita ser gerado sempre de novo em cada época da história. Todos, homens e mulheres, podemos nos colocar a serviço como discípulos missionários para fazer Jesus nascer sempre de novo em nossos dias. Animados pela atitude de disponibilidade de Maria quero colaborar sempre para que “não nos roubem a esperança” como tanto pede o Papa Francisco.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Ó Deus, que preparastes uma digna habitação para o vosso Filho, pela imaculada conceição da Virgem Maria, preservada de todo pecado em previsão dos méritos de Cristo, concedei-nos chegar até vós purificados também de toda culpa por sua materna intercessão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. (do Missal Romano, pg 715). Outras preces que brotam do coração…
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Desperta em mim uma profunda admiração pelo Grandioso Mistério que ele revela e a vontade de assumir sempre mais uma espiritualidade de encarnação e de seguimento de Jesus Cristo.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Inspirado no testemunho da Serva do Senhor melhorar minha disposição de servir com alegria a todos/as que desejam crescer no discipulado missionário.
Autores: Pe Décio Walker – Diocese de Santo Ângelo/RS – Pe Décio Weber e Pe. Alfonso Antoni – Diocese de Santa Cruz do Sul/RS