
Por que esta gente pede um sinal?
16 de fevereiro de 2026
17 de fevereiro, 3ª feira, 6ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 8,14-21
Leitura: O que o texto diz?
Jesus diz aos discípulos para tomarem cuidado com o fermento dos fariseus e de Herodes. Ele chama a atenção também para um coração endurecido e incapaz de ver a realidade, também para lembrarmos dos fatos importante e guardar a fé. Assim como os discípulos, também nós corremos o risco de endurecer o coração e nos deixar mover por um fermento que apodrece nossas ações, nos fazendo egoístas, ao invés de fazer crescer e tornar saborosas nossas atitudes.
Meditação: O que o texto me diz?
Os discípulos influenciados com a cegueira dos fariseus, na qual enxergam apenas a materialidade, não visualizam o mais importante que está ali presente: o próprio Jesus, o melhor de todos os pães. Vivemos dia após dia sem refletir sobre nossas atitudes nesse mundo. A vida se passa sem que nos questionemos sobre nós mesmos dentro da dinâmica do serviço e do bem comum. Somos indiferentes e incapazes de priorizar aquilo que é importante para nós, ficamos presos ao que é material e colocamos todo o valor na riqueza, no poder e no imediatismo.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que renove tuas esperanças e ações a cada dia para que caminhe firme na fé. Peça a graça de viver plenamente a quaresma e que ela possa renovar seu coração e sua vida.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Toma consciência da fé e da confiança em Deus. O que é prioridade na sua vida? O que te move nas atitudes do cotidiano?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
-“Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido?” nos diz o evangelho de hoje. É importante olharmos para dentro de nós e de fato caminhar ao lado de Cristo Jesus. Ser seu discípulo é um desafio e significa estar atento às nossas atitudes. Diz Enzo Bianchi:
“A vida de Deus é um fluxo de amor no qual, se acolhemos seu dom, podemos ser envolvidos. É isto que deveremos conhecer na embriaguez do Espírito e na comunhão com Cristo em cada eucaristia que vivemos: uma celebração do amor!”



