“Não vim trazer a paz, mas a espada”
13 de julho de 2020“Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra…”
15 de julho de 2020Lectio Divina Mt 11,20-24. Dia 14/07/2020. Terça-feira da 15ª semana do Tempo Comum.
“Ai de ti, Corazim! Ai de ti Betsabéia!”
Solicite a presença do Espírito Santo com oração ou canto. Acalme seu corpo e todo seu ser com um breve momento de inspirações e expirações profundas. Perceba seu pulmão, o ar o coração e suas batidas. Deixe-se acalmar.
Leitura: o que o texto diz.
Faça a leitura de Mt 11,20-24 em voz alta. Pause. Faça uma segunda leitura, silenciosa, e atenta a falas de Jesus, a quem se dirige, o que ele diz e que motivações pode ter nas suas falas.
Para localizar o texto, em Mt 9,35 encontramos Jesus percorrendo cidades, pregando agindo. Parece em missão, e por isso o texto se encontra numa parte do evangelho que estudiosos chamam de “Sermão/ Discurso missionário”.
Jesus se dirige a quem nesse texto? O que lhes diz? Por que se dirige a eles? Jesus já esteve nesses lugares? O que fez neles? Qual o resultado de suas ações nesses locais?
Jesus profere palavras duras. Parece não desejar contemporizar com moradores. O que profere em relação a eles?
Meditação: o que o texto me diz?
O que o texto me chama a atenção? O que entendo dele? O que nele é a essência a meu ver? Que palavras, expressões, frases me fazem meditar?
Tente dialogar consigo mesmo, com sua consciência através do texto, de modo a perceber o que o texto lhe diz no hoje.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Orar é falar com Deus. Falar de coração aberto, tendo o que leu, meditou nesse texto. O que diz a Deus a partir de um texto forte, inspirado pelo espírito santo? Converse com Deus, diga a ele o que sente, se fé, dúvidas, memórias, tristezas, alegrias, perplexidades, esperanças, etc.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Chegou o momento de experienciar a ação de Deus através do espírito Santo. Esse texto causa experiências nos sentimentos, consciência, inteligência e pensamento, memórias, na vontade. Deus presente na sua palavra se faz presente na pessoa quando o texto é lido, meditado, orado. Essa presença age, transforma, inspira, transmuta a partir dos ensinamentos e ações de Jesus. O que esse texto faz em você? Que experimenta com ele?
Ação: o que o texto me solicita a agir?
A palavra de Deus não é abstrata, teórica. Ela é feita para o hoje da vida. O que o texto pode dizer sobre a minha vida hoje, no mundo atual? O que ela me solicita, interpela, questiona? O que ela me pede na ação concreta hoje, na sociedade, na comunidade, trabalho, família, fé?
Marco Antonio Tourinho, leigo NJ.